Flores Amarelas: +72 Fotos Lindas, Espécies e Significado!
As flores amarelas encantam por sua beleza e costumam ser usadas em jardins, arranjos e buquês, mas além da beleza, as flores nessa cor também podem estar associadas a diversos significados.
E se você não conhece os significados das flores amarelas, no post reunimos as simbologias dessa cor de flor, além de uma seleção de espécies lindas e encantadoras!
Conteúdo
Simbologia e significado
A cor amarela para as flores está associada a significados como prosperidade e alegria, e ao presentear alguém com a flor amarela, simboliza que você deseja um futuro próspero a pessoa.
Outros simbolismos são os significados de alegria e energia, sendo uma possibilidade para presentear alguém que está em recuperação, desejando melhoras.
A cor amarela ainda traz a ideia de iluminar tudo ao seu redor, assim a flor amarela também pode ser enviada a alguém que está triste.
O simbolismo de inteligência também está ligado a coloração amarela das flores, e nesse caso um buquê de flores amarelas pode ser enviado para parabenizar por conquistas acadêmicas, ascensões ou realizações intelectuais.
E o último significado da coloração amarela nas flores é o de celebrar a vida, trazendo o significado de entusiasmo, e sendo uma opção de flor para enviar a pais de recém-nascido, celebrando a nova vida.
Fotos, nomes e espécies de flores amarelas
Amarelinha
A amarelinha é uma espécie de trepadeira de crescimento rápido e bastante utilizada para cobrir cercas e pergolados, uma vez que seu desenvolvimento acelerado garante uma cobertura rápida.
Essa espécie tem como característica flores amarelas por inteiro ou flores com miolo preto, destacando ainda mais a coloração amarela.
O cultivo da amarelinha deve ser feito sob sol pleno e o solo deve ser regado frequentemente.
Cravo
O cravo é uma espécie bastante conhecida entre as opções de flores, e sua variada gama de cores, faz com que haja a opção em tom de amarelo, o que inclui o cravo na lista de flores na cor amarela.
Essa espécie traz uma flor bastante perfumada e muito utilizada como flor de corte, sendo uma opção comum em buquês e arranjos.
É comum também o cultivo em jardins, e nesse caso a planta deve ser mantida em local à meia sombra ou sob sol pleno.
Crisântemo
O crisântemo é considerado uma opção mais comum e conhecida, e a coloração amarela garante destaque e ideia de uma flor bastante iluminada.
O cultivo do crisântemo deve ser feito sob sol pleno, e a floração costuma acontecer durante o inverno.
A espécie costuma ficar linda em jardins e também é bastante utilizada em arranjos com outras flores, trazendo uma combinação entre cores e espécies de flores.
Falso Jasmim
O falso-jasmim é uma espécie conhecida também como jasmim-Carolina ou jasmim-amarelo-da-Carolina.
Essa espécie típica da América Central e do Norte costuma florescer no verão e no outono, sendo considerada uma planta para cultivo em clima ameno e que fica linda em pergolados.
Apesar de ser uma planta linda, é preciso cuidado com o cultivo do falso-jasmim, uma vez que a espécie é considerada tóxica e pode trazer riscos a crianças e animais.
Frésia
A frésia é uma planta que também costuma ser conhecida como junquilho, e tem como característica flores delicadas e com perfume marcante.
Para o cultivo da frésia é indicado que a planta fique à meia sombra ou sob sol pleno.
O solo para a planta deve ser fértil, profundo e enriquecido com matéria orgânica, enquanto as regas devem ser regulares evitando que o solo fique seco.
A floração da frésia acontece ao final do inverno nas regiões de clima mais frio.
Gérbera
Além de fazer parte da lista de flores amarelas, a gérbera também é considerada uma espécie entre as opções de flores do campo, e é bastante apreciada por ser uma flor resistente e com floração durante o ano inteiro.
A gérbera é uma espécie que aprecia frio e gosta de bastante luz, sendo recomendado o cultivo sob sol pleno.
Entre os cuidados com a espécie, as regas devem ser realizadas quando o solo estiver seco, e adubação regular ajuda no desenvolvimento e floração da espécie.
Girassol
O girassol é um clássico entre as opções de flores amarelas e tem simbolismo ligado a boa sorte, vida longa e felicidade duradoura.
A planta conhecida por realizar heliotropismo, ou seja, seguir o sol, deve ser cultivada sob sol pleno e em solo enriquecido com matéria orgânica.
As regas devem ser regulares, mas a planta também resiste a períodos com solo seco.
O cultivo do girassol costuma ser feito em jardins, uma proposta linda para o paisagismo, e também é bastante utilizada como uma opção de corte, sendo comum o uso em arranjos e buquês.
Hibisco
O hibisco é uma espécie que entra na lista de plantas tropicais e traz uma gama variada de cores, inclusive a flor na coloração amarela.
O hibisco amarelo deve ser cultivado sob sol pleno ou a meia-sombra, e é uma planta que floresce durante o ano todo.
O hibisco fica lindo em jardins, mas também pode ser cultivado em vasos ou até mesmo em propostas como cerca viva.
Lírio
O lírio amarelo é uma espécie conhecida também como hemerocale, lírio de dia, ou lírio de São José.
Essa espécie é bastante usada no paisagismo urbano por ser uma planta fácil de cultivar e bastante resistente.
A inflorescência acontece nos meses mais quentes do ano em climas subtropicais e temperados, enquanto em regiões tropicais a floração ocorre durante o ano todo.
O lírio amarelo deve ser cultivado sob sol pleno, em solos férteis e a adubados com matéria orgânica. A rega deve ser frequente, mas sem encharcar o solo.
Madressilva
A madressilva é uma planta trepadeira de crescimento moderado e de fácil cultivo, tendo como característica principal ser uma flor bastante perfumada.
Ao desabrochar, as flores são brancas e com o tempo passam a ganhar a tonalidade amarela.
A madressilva é uma planta que deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil e com boa adubação orgânica.
A espécie é tolerante ao frio e deve ser regada frequentemente, uma vez que tende a desidratar com facilidade.
Orquídea Amarela
Entre as opções conhecidas de flores amarelas, as orquídeas nos variados tons de amarelo fazem parte desse grupo e também são consideradas flores ornamentais.
A lista de orquídeas amarelas abrange diversas espécies como dendrobium, cattleya paphiopedilum (orquídea sapatinho), vanda, oncidium (chuva de ouro) e cymbidium.
O cultivo da orquídea amarela deve ser feito de acordo com as peculiaridades de cada espécie, e entre as variações existem opções de orquídeas para o cultivo em solo, em vasos e até mesmo em árvores.
Prímula
A prímula é uma espécie com flores numerosos e com inflorescência no final do inverno e início da primavera.
Essa espécie deve ser cultivada a meia-sombra, em solo fértil, bem drenado e enriquecido com matéria orgânica.
As regas devem ser feitas com frequência para garantir solo úmido, mas com cuidado para que não fique encharcado.
Rosa Amarela
Uma das opções mais conhecidas entre as flores amarelas é a rosa amarela, uma flor bastante popular e delicada, que costuma fazer parte de arranjos e buquês.
A espécie tem perfume suave e pode trazer variações nos tons de amarelo.
A rosa amarela tem como simbolismo a primavera, apreciação, amizade e devoção.
Rosa Banksiae
A espécie também é conhecida popularmente como rosa trepadeira sem espinhos, e pertence à família das rosas, sendo um arbusto que costuma ser utilizado como trepadeira.
Essa planta tem crescimento rápido durante a primavera e o verão e uma das características é o fato de não possuir espinhos.
Tulipa Amarela
Uma flor que transmite sofisticação e elegância, a tulipa é uma espécie com ampla gama de cores e que também traz a opção na coloração amarela.
A tulipa é uma espécie que deve ser cultivada a meia-sombra ou em sol pleno e deve ser mantida em solo rico em matéria orgânica.
A flor é bastante utilizada como uma espécie de corte para arranjos e buquês, mas também fica linda em jardins.
Você se lembra de alguma outra espécie ou conhece alguma simbologia diferente para as flores nessa cor? Conte-nos qual a sua espécie favorita.