Vaso para Bonsai – Como Escolher + 40 Modelos Magníficos!

A palavra bonsai significa “árvore no vaso ou na bandeja”, sendo assim, além de escolher a espécie para cultivar, também é necessário dar atenção a escolha do vaso para bonsai, de modo a escolher o modelo ideal e que garanta o suporte adequado para o desenvolvimento da árvore em miniatura.

E se você quer dicas para o cultivo de bonsai de acordo com a escolha do vaso, reunimos dicas para que você faça a escolha ideal, e ainda conheça modelos diferenciados para esse acessório que é de extrema importância nesse tipo de cultivo.

vaso para bonsai

Como escolher o vaso ideal? #dicas

Tamanho

Um dos fatores que diferencia os vasos de plantas mais tradicionais com vasos para bonsai é o fator tamanho.

O vaso para bonsai costuma ter características como um vaso raso e largo, e que geralmente são pequenos para manter as árvores em miniaturas sempre pequenas, mas no tamanho adequado para amparar a espécie cultivada.

Para a escolha do tamanho ideal de vaso para bonsai, considere uma profundidade que tenha de uma a duas vezes a espessura do tronco na sua base, já a largura do vaso deve ter aproximadamente 2/3 da altura da árvore.

Para a fase inicial de começar um bonsai, são indicados vasos maiores para que as raízes possam ter espaço suficiente para desenvolvimento e só depois com a muda já desenvolvida o bonsai deve ser transferido para um vaso menor e seguindo as dimensões indicadas.

Uma regra para garantir a saúde da planta é que o vaso não seja pequeno demais sufocando a espécie, desse modo evite vasos que tenham a mesma largura da base da árvore.

dicas para escolher vaso para bonsai
O vaso deve ser pequeno, mas como tamanho adequado para desenvolvimento da árvore

Drenagem

Entre os itens que são essenciais na escolha do vaso para o cultivo de bonsais está a drenagem, uma vez que a maior parte das espécies utilizadas como bonsai necessitam de rega, mas não se adequam a solo encharcado.

Sendo assim, a escolha do vaso deve considerar um modelo com boa drenagem, e isso pode ser através de furos no fundo do vaso, permitindo escoar a água que está em excesso.

como escolher vaso para bonsai
Os furos no fundo do vaso ajudam na drenagem da água

Estilo e tipo de acordo com a planta

O estilo do vaso também pode ser um fator determinante para uma composição harmoniosa como a espécie escolhida para o cultivo através da técnica de bonsai.

Desse modo, separamos algumas dicas que mantêm a proposta harmoniosa entre o estilo do vaso e a espécie cultivada.

  • Vasos retangulares: os vasos em formatos retangulares combinam bastante com árvores de tronco ereto.
  • Vasos ovais / arredondados: a escolha do vaso com formato oval ou arredondado é ideal para as mini árvores com troncos curvadas, mantendo a harmonia entre as formas orgânicas.
  • Vasos envelhecidos: o estilo de vasos envelhecidos e com aspecto de antigos combinam com as espécies de árvores de troncos ásperos.
  • Vasos coloridos: a escolha pelos vasos coloridos é ideal para combinar com a textura dos bonsais e destacar a árvore com um ponto de cor.

como escolher vaso de bonsai

Tipos e modelos de vaso para bonsai

Vasos chineses e japoneses para bonsai

Os vasos para bonsai em estilo oriental podem seguir padrões chineses ou japoneses e costumam ser associadas a objetos mais antigos e raros, unindo a técnica de cultivo milenar as suas raízes.

Em geral, a cerâmica japonesa é natural e não vitrificada, sendo uma opção mais cara; enquanto o vaso de origem chinesa é mais acessível e costuma ter características vitrificadas, dando mais brilho ao acabamento.

Apesar dos vasos chineses e japoneses serem considerados opções mais raras e caras, atualmente há inspirações nesses vasos milenares e que ficam lindos no cultivo de bonsai.

bonsai em vaso japonês retangular
A mini árvore foi cultivada em vaso retangular de estilo japonês
vaso de cerâmica chinesa com bonsai
O modelo chinês tem cor intensa em tom de vermelho
vaso japonês com bonsai
A peça japonesa é única!
modelo de vaso antigo para bonsai
O modelo em estilo oriental é uma peça diferenciada e linda!
bonsai em vaso chinês
O vaso chinês tem pintura em tom de azul

Vasos de cerâmica para bonsai

Uma das opções mais conhecidas e acessíveis para o cultivo de bonsai é o vaso de cerâmica, um material bastante funcional no cultivo da mini árvore.

O vaso em cerâmica para bonsai deve seguir os padrões e dimensões adequadas para essa técnica de cultivo e tem como vantagem absorver o excesso de água da terra, evitando que a planta fique em solo encharcado.

Além de ser uma versão com um preço acessível e ótima para o cultivo, há também a vantagem de variedade de modelos, podendo ter acabamento natural ou até mesmo pintado.

vaso de cerâmica redondo com bonsai
A mini árvore foi cultivada em vaso redondo de cerâmica
bonsai de fruta em vaso de barro
A mini árvore frutífera foi cultivada no item de cerâmica
bonsai em vaso de cerâmica pintado
O modelo de cerâmica tem acabamento em pintura marrom
bonsai adulto em vaso de cerâmica
A peça de cerâmica foi a escolha para o cultivo

bonsai de manga em vaso de cerâmica

Vasos de plástico para bonsai

Entre as opções mais baratas para o cultivo de bonsais está o vaso de plástico, uma opção fácil de encontrar, com preço acessível, mas que é indicado para manter a planta por pouco tempo.

A fragilidade do plástico pode ser um ponto negativo para o cultivo de bonsais, uma vez que o crescimento das raízes pode gerar impacto no vaso e causar danos ao recipiente, exigindo um novo replante.

Outro ponto negativo do modelo em plástico é o fato de que o plástico tende a absorver mais calor, podendo esquentar demais e danificar as raízes da planta.

muda de bonsai em vaso plástico
A planta não deve ser mantida em vaso plástico por muito tempo

bonsai em vaso de plástico redondo

bonsai em vaso plástico
Os vasos plásticos são baratos
muda de bonsai em vaso retangular de plástico
A muda pode ter seu cultivo iniciado na versão plástica

Vasos de cimento para bonsai

Entre os variados estilos e modelos de vaso para bonsai, uma das opções é a versão em cimento, um estilo que está em alta e que pode ser uma opção mais econômica, uma vez que o vaso de cimento pode ser feito ao estilo DIY (faça você mesmo), assim é possível criar o vaso em casa.

Além da vantagem de ser uma opção mais econômica, o vaso de cimento também tem como ponto positivo conservar melhor a temperatura, evitando que as raízes possam ser danificadas pelo excesso de calor.

bonsai em vaso oval de cimento
O cimento foi mantido em sua cor natural
vaso de concreto com bonsai adulto
O modelo estilo bacia é em cimento
bonsai em vaso redondo de cimento
A peça redonda é feita de cimento
modelo de vaso de cimento para bonsai
O cimento evita o excesso de calor na raiz da planta

bonsai em vaso de cimento

Vasos esmaltados e vitrificados para bonsai  

Algumas das opções mais comuns utilizadas no cultivo de bonsais são os vasos com acabamento vitrificado ou esmaltado.

Esses modelos costumam ter acabamento em diferentes cores, sendo uma opção de vaso colorido no cultivo de bonsai.

Além de adicionar cores, esses vasos também trazem um pouco de brilho, uma vez que o acabamento vitrificado e esmaltado costumam ter brilho.

bonsai em vaso esmaltado
O modelo colorido é na cor bege
bonsai de frutas em vaso vitrificado
O acabamento vitrificado dá cor ao vaso
bonsai em vaso redondo e azul
A mini amoreira foi cultivada em vaso redondo e azul
vaso de bonsai retangular
A peça em formato retangular tem tonalidade de azul marinho
bonsai em vaso colorido
O tom de verde dá cor para o vaso

Onde comprar? – Dicas de lojas e preços

Se você já tem seguido as técnicas de como fazer bonsai, mas ainda não encontrou o vaso ideal, fizemos uma seleção com modelos diferenciados e preços para diferentes orçamentos, quem sabe assim você não encontra o vaso ideal para o seu cultivo?!

onde comprar e preços de vaso para bonsai

Links para comprar: Vaso oval / Vaso retangular

modelos e preços de vaso para bonsai

Links para comprar: Vaso de polietileno / Vaso médio

 

Você já sabia dessas dicas? Se você já faz o cultivo das espécies em miniatura e nessa técnica de origem milenar, compartilhe conosco suas dicas especiais para a escolha do recipiente correto para o cultivo.

Você também vai gostar

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.