Suculentas Coloridas – Espécies + Como Colorir Naturalmente!
A suculentas coloridas podem pertencer a diferentes espécies e as cores costumam variar entre tons de vermelho, rosa e roxo, dependendo de cada tipo de suculenta.
Não são todas as espécies de suculentas que possuem pigmento de cor, e em geral esses pigmentos são produzidos em situações estressantes causados por fatores ambientais, que trazem coloração as folhas e dão as características de suculentas coloridas para planta.
E se você gosta da ideia de ter plantinhas coloridas, reunimos dicas de espécies de suculentas que tem pigmento de cor, além de dicas para que essas plantas fiquem coloridas.
Conteúdo
Principais tipos e espécies
Há uma série de espécies e grupos de famílias de suculentas com cores, e os pigmentos costumam ser mais frequentes nas plantas das famílias aeonium, echeveria, crassula, sempervivum, sedum.
Para exemplificar as espécies coloridas da planta, reunimos alguns grupos de famílias e as suculentas coloridas mais frequentes.
Aeonium
- Aeonium arboreum atropurpureum: a planta da família aeonium tem bastante pigmento e a tonalidade das folhas coloridas puxam para a nuance de roxo escuro.
Crassula
- Crassula ovata: a espécie conhecida popularmente como planta Jade é da família das suculentas coloridas, e a pigmentação costuma aparecer na ponta das folhas quando a planta é bastante exposta ao sol, trazendo uma borda avermelhada que contorna as folhas.
Echeveria
- Echeveria monalisa: no grupo da echeveria, a espécie monalisa é uma das opções com pigmento e que fica com as bordas das folhas avermelhadas.
- Echeveria nodulosa: as características coloridas da espécie lembram uma pintura avermelhada sobre as folhas em tom de verde acinzentado. As folhas em formato côncavo trazem os traços vermelhos em tom intenso e que dão a característica colorida para a planta.
- Echeveria orion: essa versão da família echeveria tem como característica nuances entre vermelho e rosa, podendo ficar um pouco mais pigmentada nas bordas das folhas.
- Echeveria painted fril: a espécie se destaca pela quantidade maior de pigmentos, deixando as folhas em tom de roxo escuro.
- Echeveria perle von nurnberg: a planta tem coloração mais suave se submetida a estresses ambientais, variando entre nuances de vermelho e rosa claro.
- Echeveria príncipe negro: essa suculenta tem como característica folhas em coloração bem escura, lembrando nuances que variam entre roxo escuro e preto. Durante o inverno, as folhas podem desenvolver tonalidade de vermelho intenso.
Sempervivum
- Sempervivum red rubin: a espécie também é conhecida popularmente como “galinha e filhotes”, e tem como característica ter as folhas em tom de vermelho intenso.
Fatores que podem deixar as suculentas coloridas
A coloração das suculentas acontece por conta de estresses causados por fatores ambientais, que estimulam a produção de um pigmento denominado antocianina, responsável por dar pigmentação a algumas espécies.
Entre os fatores ambientais que podem estimular a produção de antocianina, e consequentemente a coloração das suculentas estão:
- excesso de radiação solar;
- exposição ao frio;
- pequena quantidade de nutrientes disponíveis no solo;
- escassez de água;
- redução de pH do solo.
Como deixar as suculentas coloridas?
Como deixar suculentas coloridas naturalmente
Para estimular a produção de antocianina, pigmento responsável pela coloração de algumas espécies de suculentas, uma das maneiras mais fáceis é colocando a planta gradativamente no sol, gerando estresse por um fator ambiental e que ajuda no estímulo da pigmentação.
Para esse processo, é indicado que a planta seja colocada gradualmente na exposição direta ao sol, e quando a planta já estiver acostumada, o ideal é que a espécie receba ao menos 4 horas diárias de luz solar direta, o que ajuda na produção de pigmentos.
Receita de como deixar suculentas coloridas
Para estimular a produção e a quantidade de antocianina, uma maneira é o uso de magnésio, que pode ser encontrado como sulfato de magnésio ou hidróxido de magnésio quelado, facilmente encontrado em casas de produtos agropecuários ou centros de jardinagem.
Para o uso do magnésio como estímulo de coloração, vamos a uma receita fácil.
Ingredientes:
- 2 g de pó (ou ½ colher de chá) de hidróxido de magnésio quelado
- 5 l de água
Como preparar e aplicar:
- Dilua o pó de magnésio que lado na água;
- Coloque a mistura de água com magnésio em um borrifador;
- Use essa misturinha para borrifar as plantas a cada 2 semanas.
Para o uso do magnésio nas suculentas, a indicação é de seguir as orientações do fabricante em relação a diluição em água.
Fotos e inspirações de suculentas coloridas
As suculentas por si só já são lindas e perfeitas para o cultivo em vasos e em jardins, mas se a ideia é garantir ainda mais destaque para as plantas, vale a pena escolher por suculentas coloridas para o vaso ou para o projeto de jardinagem.
A inspiração de espécie de suculenta em vaso é a espécie e que echeveria nodulosa, uma planta de folhas em tom de verde claro e que traz destaque para os detalhes em tom de vermelho intenso, que se sobrepõem as folhas verdes, garantindo bordas vermelhas e detalhes que parecem pinturas avermelhadas sobre as folhas.
Outra inspiração da planta cultivada em vaso é a espécie echeveria orion, uma planta em tom de verde acinzentado e com detalhes rosados nas folhas, garantindo feito colorido em nuances suaves.
Nesse caso, a espécie foi cultivada sozinha no vaso, mas a inspiração também pode ser para o arranjo de suculentas em vaso.
Você conhece ou se lembra de alguma outra espécie da planta que tem pigmentos de cor? Comente, aqui nos comentários, qual das espécies você mais gostou.