Flores para Jardim: +15 Espécies para Cultivar com Amor!

Escolher flores para jardim pode ser tarefa fácil para algumas pessoas e nem tanto para outras. Por isso, ficar por dentro das espécies e suas características é o primeiro passo para acertar na escolha. 

Além disso, conseguir formar um jardim colorido e repleto de espécies de plantas e flores é maravilhoso. Afinal, a beleza das flores é sensacional e podem desabrochar em diversas formas. 

Flores para jardim 1

Elas podem fazer parte do jardim plantadas em vasos, formando maciços, penduradas, entre outros. O importante é ter um jardim rico, repleto de flores para jardim. 

Entretanto, para conseguir um belo jardim, deve-se levar alguns fatores em consideração, alguns dos principais são:

  • Qual a época de floração da espécie
  • Ela precisa de manutenção constante
  • Qual a necessidade de luminosidade direta e indireta
  • Quais tipo de clima a espécie suporta

Flores para jardim 2

Existem uma enorme variedade de flores para jardim, algumas que ficam marcadas pelo perfume, outras pelo formato ou mix de cores.

Se você quer saber tudo sobre flores para jardim, quais são as melhores espécies de flores para jardim, assim como diversos tipos de flores. Acompanhe o post e saiba tudo sobre o assunto!

Melhores espécies de flores para jardim

O uso de flores para jardim ajuda a deixar a casa ainda mais linda, cheirosa e aconchegante, dando aquele toque especial de proximidade com a natureza. 

Nos quatro cantos do mundo, não importa o país, boa parte das pessoas adoram cultivar algum tipo de planta, ainda mais quando falamos de um jardim a presença de flores é essencial. 

Flores para jardim 3

Afinal, as flores vão agregar muito ao ambiente, pela sua beleza, cheiro, formas, acrescentando em muito ao paisagismo e deixando o local mais leve e relaxante. 

No entanto, devido a grande variedade de espécies, muitas pessoas ficam confusas na hora de escolher as flores para jardim. E acabam muitas vezes adquirindo flores que não se encaixam no perfil pretendido. 

Flores para jardim 4

Todavia, cuidar de plantas e flores para muitas pessoas também serve como uma espécie de terapia, tendo em vista que o contato com a natureza pode oferecer sentimentos como alegria e resultar em paz interior. 

Além disso, quem é que não gosta de apreciar um lindo jardim, como belas flores, colorido, com cheiro e aparências sensacionais?

Flores para jardim

Ademais, ficar por dentro dos tipos de flores para jardim é uma ótima opção para você conseguir cuidar melhor das plantas e preservar sua beleza e vida por muito mais tempo. 

Continue no post e conheça várias espécies de flores para jardim e inspire-se para escolher as melhores para o seu projeto, veja!

Plantas que florescem o ano todo

Selecionamos diversas espécies de plantas que florescem o ano todo, veja e inspire-se!

Lavanda

A lavanda é uma das espécies de plantas que florescem durante todo o ano, ela vem da família Lamiaceae e possui lindas e delicadas flores. 

A coloração das flores é azul-violeta, além disso a lavanda carrega uma beleza que irradia por todo o local, assim como o seu aroma quase que inconfundível. 

Lavanda 1

Trata-se de um pequeno arbusto com ciclo perene, que mesmo em idade adulta não chega a um metro de altura. 

Suas flores arroxeadas embelezam o jardim e contribuem para um mix de cores quando fazem parte de um projeto com outras espécies. Ademais, ela pode ser cultivada em vasos ou direto no solo. 

Lavanda 2

A saber, a lavanda oferece benefícios para a saúde, pois quando pulverizado no local, oferece um efeito calmante. 

Por fim, a título de curiosidade o óleo essencial de lavanda é utilizado no combate a insônia, assim como o uso tópico da espécie é um antisséptico e cicatrizante. 

Lavanda 3 Lavanda 4 Lavanda 5 Lavanda 6 Lavanda 7

Lanterninha Chinesa 

Outra espécie de planta para jardim que floresce o ano todo a lanterninha chinesa também pode ser conhecida em alguns lugares como campainha, lanterna japonesa e sininho. 

A espécie pode ser utilizada em locais com estilo rústico, tendo em vista que os galhos crescem em várias direções e parece que as flores são pesadas, já que ficam levemente caídas. 

Lanterninha chinesa 1

Todavia, a lanterninha chinesa pode alcançar entre 1,2 e 1,8 metros de altura, além de possuir manutenção simples, visto que a poda deve ser feita anualmente. 

Por fim, ela deve ser plantada em solo fértil, com luz direta e com regas regulares para garantir a floração e saúde da planta. 

Lanterninha chinesa 2 Lanterninha chinesa 3 Lanterninha chinesa 4 Lanterninha chinesa 5 Lanterninha chinesa 6 Lanterninha chinesa 7 Lanterninha chinesa 8

Cerosa

A Begônia semperflorens conhecida como cerosa é uma planta herbácea que possui um pequeno tamanho e floração longa, durante todo o ano. 

Ela pode atingir até 1,5 metros de altura e de modo geral são plantas ornamentais que adoram locais úmidos, como florestas tropicais presentes na América do Sul ou em nichos de umidades das savanas. 

Cerosa 1

A saber, existem mais de 1000 espécies de begônias cerosas e todas elas adoram o sol pleno e solos com boa drenagem. 

Cerosa 2 Cerosa 3 Cerosa 4 Cerosa 5

Verbena

A verbena é um tipo de arbusto que possui floração durante todo o ano e pode chegar até 30 centímetros de altura. Possui flores pequenas e tubulares, com uma beleza exuberante. 

Elas podem ser encontradas em algumas regiões litorâneas do Brasil e possuem flores na cor lilás ou vermelho-escuro, mas algumas espécies híbridas podem ser encontradas na cor branca, vermelha, roxa e rosa. 

Verbena 1

Dessa maneira, a verbena acaba fazendo parte de diversos projetos paisagísticos. Além disso, ela precisa de sol pleno e uma rega todos os dias, contudo não exagere na água. 

Por fim, ela pode ser cultivada em vasos ou diretamente no solo, contudo, precisa que seja feita manutenção diária para manter a beleza e saúde da planta.  

Verbena 2 Verbena 3 Verbena 4 Verbena 5 Verbena 6

Flores resistentes ao sol

Se você está pensando em flores para jardim externo, precisará de plantas resistentes ao sol. Por isso, selecionamos várias espécies para encantar o jardim, veja!

Rabo-de-gato

O nome peculiar da planta é o que de fato ela lembra, o rabo de gato. A planta possui flores avermelhadas com uma haste que parece pelúcia. 

A saber, a planta rabo-de-gato também também pode ser conhecida por outros nomes como Acalifa e Acalifa-rasteira. 

Rabo de gato 1

A planta deve ser cultivada em plena luz do sol, tendo em vista que é uma espécie resistente e consegue se adaptar muito bem a um lugar com sol.

Contudo, o rabo de gato não possui resistência contra geadas e temperaturas muito baixas. Além disso, o solo deve ser fértil e adubado para garantir que as flores apareçam. 

Rabo de gato 2 Rabo de gato 3 Rabo de gato 4 Rabo de gato 5 Rabo de gato 6

Alamanda

As alamandas são flores que adoram o sol e florescem durante todo o ano, contudo, sua floração fica mais nítida na primavera e no outono.

Em geral, as alamandas florescem principalmente na cor amarela, contudo, também podem ser encontradas nas cores roxa e rosa. 

Alamanda 1

Trata-se de uma planta ideal para jardim externo e pode ser cultivada em cercas e muros. Ademais, por se tratar de uma trepadeira ela necessita de podas regulares. 

Alamanda 2 Alamanda 3 Alamanda 4 Alamanda 5 Alamanda 6 Alamanda 7

Ave do Paraíso 

Trata-se de uma espécie de beleza peculiar, ela também pode ser conhecida como Estrelitza ou Flor-da-rainha. 

A planta trará um visual lindo com seu arbusto e flores alaranjadas, a planta também é muito popular por ser uma espécie de corte e por isso acaba sendo cultivada em vasos. 

Ave do Paraíso 1

Além disso, para projetos de jardim externo é essencial que a planta fique a sol pleno para garantir sua floração. Entretanto, vale dizer que a Ave-do-Paraíso aguenta também temperaturas mais amenas. 

Por fim, para que a planta se desenvolva plenamente, o solo deve ser fértil em matérias orgânicas e possuir ótima drenagem. 

Ave do Paraíso 1 Ave do Paraíso 2 Ave do Paraíso 3 Ave do Paraíso 4 Ave do Paraíso 5 Ave do Paraíso 6 Ave do Paraíso 7

Flores para jardim de inverno

O jardim de inverno vem se tornando cada vez mais popular nos lares do mundo todo. Afinal, ter um cantinho dentro de casa para cultivar plantas pode fazer toda a diferença no ambiente. 

Por isso, selecionamos espécies de flores para jardim de inverno que podem deixar o local ainda mais belo e aconchegante, veja!

Lírio da Paz

O Lírio da Paz também conhecido como bandeira-branca ou espatifilo desenvolve-se muito bem em sombra e por isso trata-se de uma bela opção para jardins de inverno. 

Ademais, suas folhas em tons de verde escuro por conta da falta de luminosidade, assim como seu brilho são características da espécie que possui floração branca. 

Lírio da paz 1

O Lírio da Paz pode ser plantado em sombra total ou a meia sombra, além disso deve-se ser cultivado em solo fértil e com boa drenagem. 

Por fim, a manutenção é baixa, tendo em vista que precisa apenas de regas frequentes e podas anuais. 

Lírio da paz 2 Lírio da paz 3 Lírio da paz 4 Lírio da paz 5 Lírio da paz 6 Lírio da paz 7

Antúrio

O Antúrio é uma planta muito popular no ramo da jardinagem, ainda mais quando cultivada em vasos decorativos. Possui uma versatilidade de cores na sua floração como o vermelho, rosa, salmão, branco, verde e chocolate. 

Além da sua beleza, a espécie possui ótima adaptação, sobretudo em locais com sombras, por isso trata-se de uma ótima opção para jardim de inverno. 

Anturio 1

Vale destacar que o antúrio deve ser plantado em solo úmido, por isso a espécie exige regas constantes. Além disso, a utilização de adubos é importante para garantir o aparecimento das flores. 

Anturio 2 Anturio 3 Anturio 4 Anturio 5 Anturio 6 Anturio 7

Bromélia

Uma das belas opções de flores para jardim de inverno sem dúvidas é a bromélia. A espécie por ser cultivada em vasos, assim como diretamente no solo, sobretudo em locais de baixa luminosidade. 

A planta conta com uma floração impecável e linda, além disso possui uma folhagem diferenciada e chamativa. 

Bromélia 1

Por fim, a bromélia precisa de regas a cada dois dias e pode ser uma opção para pessoas que querem cultivar plantas que necessitam de pouca manutenção. 

Bromélia 2 Bromélia 3 Bromélia 4 Bromélia 5 Bromélia 6 Bromélia 7

Orquídea 

As orquídeas dispensam apresentações, trata-se de uma espécie de planta muito popular no Brasil e possui diversos estilos e cores, oferecendo uma versatilidade incrível. 

Por isso, trata-se de uma das opções de flores para jardim de inverno que irão agregar beleza e suavidade ao ambiente. 

Orquídea 1

Elas podem ser cultivadas em vasos, assim como em troncos de árvore. A espécie precisa de regas constantes e solo fértil, para manter a beleza e desenvolvimento da planta, assim como da sua floração. 

Orquídea 2 Orquídea 3 Orquídea 4 Orquídea 5 Orquídea 6 Orquídea 7

Flores para jardim vertical

Montar um belo jardim vertical pode fazer a diferença na casa. Atualmente ele pode ser montado em qualquer cômodo, no entanto, um dos locais que ele mais vem sendo montado são nas sacadas e varandas. 

Desse modo, cultivar flores para jardim vertical tornou-se algo essencial para a beleza e charme em diversos lares nos quatro cantos do mundo, veja algumas espécies para cultivar. 

Flor Batom

A flor batom é uma planta tropical e possui flores em tons avermelhados. Elas surgem principalmente no verão para agregar ainda mais beleza ao jardim vertical. 

A saber, suas folhagens são pendentes e por isso ficam lindas em vasos suspensos, dando um toque especial na decoração do ambiente. 

O cultivo deve ser realizado em vasos com solo fértil e boa drenagem. Além disso, é uma espécie que adora luminosidade, por isso reserve um local especial para ela. 

Flor Batom

Flor Batom

Azaleia 

A Azaleia é uma das flores para jardim que caiu no gosto popular e se faz presente em muitos lares no Brasil. 

A espécie não precisa de muitos cuidados, afinal ela pode ser facilmente plantada em vasos, por isso é uma planta ideal para jardins verticais. 

Azaleia 1

Além disso, suas flores se adaptam facilmente aos diversos tipos de ambiente, sejam internos ou externos. Ademais, elas oferecem uma beleza diferenciada ao ambiente. 

Azaleia 2

Azaleia 3

Véu de Noiva

O Véu de Noiva é uma planta com galhos finos e pequenas flores na cor branca, possui fácil cultivo e deixa o ambiente leve e com o ar de proximidade com a natureza. 

Trata-se de um modelo de planta que irá enriquecer a beleza do seu jardim vertical, seja ele montado na parte interna ou externa da casa.  

Véu de noiva 1

Véu de noiva 2 Véu de noiva 3 Véu de noiva 4 Véu de noiva 5

Flores para jardim pequeno

Se o intuito é a utilização de flores para jardim pequeno, selecionamos algumas dicas que podem inspirar o seu projeto, veja!

Maria sem Vergonha

O nome um tanto chamativo para essa espécie de planta que também pode ser conhecida como Beijo-Turco, Balsamina, Beijinho, Ciúmes, Impatiens e Maravilha. 

Além disso, ela possui uma grande versatilidade de cores e por isso é possível criar diferentes combinações. Ademais, trata-se de uma espécie de floração constante, ou seja, dura o ano todo. 

Maria sem vergonha 1

A Maria-sem-vergonha pode ser cultivada a meia sombra e possui crescimento rápido. Por fim, o solo deve ser fértil e bem drenado, com regas frequentes e replantio anual. 

Maria sem vergonha 2

Maria sem vergonha 3

Maria sem vergonha 4

Maria sem vergonha 5

Astromélia

Uma ótima dica de flores para compor o jardim pequena é a utilização da Astromélia que também pode ser conhecida em algumas regiões como Alstroeméria, Carajuru, Lírio-de-Luna, Lírio dos incas, Lírio peruviano, Madressilva brasileira, Madressilva da terra, entre outros. 

A planta desenvolve-se como pendente e possui flores nas pontas. Suas flores são lindas e perfeitas para um projeto paisagístico, assim como pode ser utilizada em vasos em ambientes internos também. 

Astromélia 1

O cultivo deve ser realizado a meia sombra, contudo ela não tolera baixas temperaturas e geadas. O solo precisa ser fértil e adubado com frequência, assim como as regas que precisam ser constantes.  

Astromélia 2 Astromélia 3 Astromélia 4 Astromélia 5 Astromélia 6

E então, gostou de saber um pouco mais sobre flores para jardim?

Não deixe de ler também – Plantas para Apartamento: +60 Ideias e Espécies Magníficas!

Você também vai gostar

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.