+14 Plantas Tropicais para Cultivar em Casa! •【GUIA 2022】

As plantas tropicais recebem esse nome pois são variedades originárias de áreas tropicais, adaptando-se a climas quentes e úmidos.

E atualmente é cada vez mais comum ver projetos de jardins e decoração interna com vasos de plantas ou estilo Urban Jungle apostando em espécies tropicais, trazendo um resultado mais natural no uso das plantas e uma sensação acolhedora.

E se você quer aderir a tendência do estilo tropical para o cultivo das plantas, reunimos dicas de espécies tropicais para usar no jardim ou em vasos dentro de casa; além de cuidados essenciais para esses tipos de plantas.

tipos de plantas tropicais

Tipos e espécies de plantas tropicais

Agave

O agave é uma planta ornamental de folhas grandes e acinzentadas, e que na fase adulta traz uma inflorescência que chama bastante atenção.

O cultivo dessa espécie tropical deve ser feito sob sol pleno, em solo com boa drenagem e enriquecido de matéria orgânica.

planta tropical agave
O agave é uma planta de fácil manutenção
jardim com planta tropical agave
O projeto paisagístico traz o cultivo de agave

Alpínia

A alpínia também recebe o nome popular de gengibre vermelho, e é uma planta de origem asiática bastante presente em projetos de jardins tropicais.

As flores com tonalidades de rosa e vermelho aparecem durante todo o ano, e garantem um visual lindo a jardins e também a arranjos.

flor tropical gengibre vermelho
A espécie ornamental tem flores em cores intensas
jardim com flores ornamentais e tropicais
O jardim tropical é repleto da espécie ornamental com flores vistosas

Antúrio

Uma espécie popular que faz parte do grupo das plantas tropicais é o antúrio, uma planta de folhas em tons de verde e flores avermelhadas em tonalidade intensa e brilhante.

Essa planta deve ser cultivada em locais de meia sombra e sem a incidência direta de luz solar, e tem a vantagem de ter floração com boa durabilidade.

flor vermelha de jardim tropical
O antúrio é uma espécie de meia sombra e fácil de cuidar
jardim tropical com antúrios
O jardim traz mix de espécies e antúrios

Ave do Paraíso

A ave do paraíso ou estrelícia é uma planta de folhas de tamanho grande em tom de verde acinzentado e que chama atenção pelas suas flores coloridas, que lembram uma crista com tonalidades de azul brilhante e laranja, lembrando um pássaro.

A espécie deve ser mantido em um local com incidência direta de sol, com solo rico em nutrientes e regas frequentes para manter a umidade do solo.

flor ornamental e tropical ave do paraíso
As flores ornamentais e coloridas são lindas!

jardim com planta tropical com flor

Bananeira Ornamental

As bananeiras ornamentais são plantas de folhas grandes, longas e largas, que sofrem com a ação do vento e são partidas.

Essa espécie deve ser cultivada sob sol pleno e em solo fértil e rico em matéria orgânica, sendo preferencialmente local úmido e com regas frequentes.

A inflorescência acontece durante a primavera e verão, dando características ornamentais para a planta, e trazendo brácteas de coloração rosa e que podem ser vistas também na variedade de tom royal.

tipo de planta ornamental para jardim
A inflorescência garante visual ornamental para a espécie
bananeira ornamental para jardim tropical
O cultivo em jardins fica lindo!

Bromélia

As bromélias são opções de plantas tropicais que gostam de ambiente a meia sombra ou sombreados, mas também podem ser mantidas no sol, sendo espécies bastante versáteis.

As bromélias têm como características folhas grandes e largas com superfície cerosa e flores que podem aparecer em diversas cores, como laranja, amarelo, vermelho, entre outros.

tipo de planta tropical
As bromélias são opções versáteis e de fácil cultivo

jardim com bromélias

Calateia

A calatéia é um gênero de planta tropical e que compreende mais de 150 espécies, trazendo opções de folhagens de porte médio e que ficam lindas na composição de jardins tropicais.

Algumas das opções mais conhecidas de calatéia são:

  • Calatéia zebrina: planta de folhas grandes com formato ovalado e em tom de verde aveludado com faixas mais escuras, trazendo um tom de roxo na parte de baixo das folhas.
  • Caetê bravo: esse gênero tem folhas eretas em tom de verde escuro e com característica brilhante, tendo a parte de baixo das folhas com tonalidade arroxeada.

espécies tropicais de plantas

  • Caetê redondo: a planta tem como características folhas grandes, espessas e em tom de verde escuro com faixas alternadas em tonalidade de cinza prateado, tendo o diferencial da parte de baixo das folhas serem em tom de verde acinzentado.
  • Maranta riscada: a variação traz folhas eretas, grandes e em tufos em tonalidade de verde claro com linhas brancas e paralelas.

tipos de plantas tropicais

  • Maranta cinza: A espécie tem como característica folhas elípticas em tom de verde acinzentado e com listras em verde escuro.
planta tropical maranta cinza
A maranta cinza é uma opção para projetos de jardinagem

Costela de Adão

Uma tendência dos projetos de jardinagem e cultivo de plantas em espaços internos é a costela de Adão, uma planta ornamental de folhagem verde e com design natural que lembra o formato de costelas.

A costela de Adão é uma planta que deve ser cultivada em meia sombra e tem crescimento acelerado, exigindo espaços amplos para o desenvolvimento da planta.

planta tropical costela de adão
A planta pode ser cultivada em espaços internos e em vasos grandes
jardim tropical com costela de adão
A espécie pode fazer parte de projetos paisagísticos externos

Helicônia

A helicônia é uma planta tropical bastante presente na Amazônia, e as folhas parecidas com as de bananeira são uma das características dessa planta.

A floração é o ponto auge dessa espécie ornamental, que traz flores em um mix de vermelho, laranja e amarelo e tem como diferencial do formato, ficando linda em arranjos e projetos de jardinagem.

A helicônia tem bom desenvolvimento e é indicada para espaços abertos, podendo ser cultivadas em jardins próximos a muros.

helicônia planta tropical
As flores diferenciadas caracterizam a planta
jardim tropical com helicônias
O jardim rente ao muro traz o cultivo de helicônias

Hibisco

O hibisco é uma planta bastante popular e característica do estilo tropical, trazendo flores grandes e com variedade de cores.

Essa espécie gosta de solo úmido e bem drenados, evitando o solo encharcado; e deve ser cultivada sob sol pleno.

planta tropical hibisco
A flor de hibisco é linda para jardins
flor de hibisco laranja
Entre as variadas cores de flores, uma das opções é o hibisco de flor laranja

Palmeira

As palmeiras também são opções de plantas que pertencem ao estilo tropical, e nesse grupo existe uma variação de espécies, trazendo desde opções de palmeiras pequenas e que podem ser cultivadas em vasos, até variações que podem atingir 30 m de altura, ficando lindas em projetos de paisagismo externo.

Em geral, as palmeiras gostam de bastante luz solar e climas quentes, e são espécies que precisam de muita água no início do seu desenvolvimento.

espécie de planta tropical
A palmeira traz o estilo tropical ao jardim
jardim tropical com palmeiras
As palmeiras fazem parte do projeto paisagístico

Orquídea

As orquídeas também fazem parte das opções de plantas tropicais, e nesse caso são espécies ornamentais com flores lindas!

A variedade de tipos e espécies de orquídeas traz uma gama imensa para a composição de projetos inspirados no estilo tropical.

Em geral, as orquídeas são plantas mais delicadas e que podem ser cultivadas em vasos ou até mesmo em troncos de árvores, compondo o jardim de maneira especial e mais natural.

O cuidado com as orquídeas deve ser em relação ao local da planta, evitando que fiquem expostas a locais com muito vento.

orquídea para jardim tropical
As orquídeas valorizam qualquer projeto

flores de orquídeas tropicais

Samambaia

A samambaia é uma espécie de planta pendente com tonalidade verde claro e bastante volumosa.

O local ideal para o cultivo de samambaia é em espaços sombreados e que recebam iluminação indireta e difusa, sem incidência direta de luz solar, o que pode queimar as folhas da planta.

Seguindo as características das espécies tropicais, a samambaia gosta bastante de umidade, por isso, além das regas frequentes, a planta ainda pode receber pulverização de água nas folhas.

O ideal é que a samambaia seja mantida em local sem vento e protegida de frio intenso e geada.

Para manutenção da planta, é indicada a adubação quinzenal com fertilizante foliar e rico em nitrogênio.

planta tropical samambaia
A samambaia gosta de locais sem incidência de luz solar direta e de muita umidade

planta tropical pendente

Schefflera

A Cheflera é um arbusto que tem bom desenvolvimento e pode chegar ao porte de árvore, tendo como características folhas verdes e brilhantes e aspecto rústico.

Essa planta deve ser cultivada em sol pleno ou meia sombra e é uma opção pouco exigente, trazendo inflorescência durante a primavera com pequenas flores amarelas e frutos ornamentais.

tipo de planta para jardim tropical
As folhas verdes e brilhantes caracterizam a planta
espécie de planta para jardim tropical
O arbusto é uma opção para jardins

Como cuidar de plantas tropicais? #dicas

Local

As espécies tropicais podem ser cultivadas ao ar livre, na composição de jardins com aspecto natural, ou até mesmo em vasos e em espaços internos, acomodando a planta no solo adequado e em local como boa luminosidade, uma vez que a maioria das espécies tropicais gosta da exposição ao sol.

Apesar de ser uma regra para a maioria das espécies, a exposição ao sol não é uma preferência geral das plantas tropicais, e plantas mais delicadas como samambaias e orquídeas preferem luz filtrada, recebendo luminosidade, mas de forma indireta. Além disso essas plantas mais sensíveis também não devem ficar em locais com vento.

Rega

Uma característica das espécies tropicais é o fato de gostarem muito de ambientes úmidos, por isso as regas frequentes são necessárias para manter a umidade do solo que essas plantas tanto gostam.

No entanto, atente-se ao fato de que essas espécies gostam de umidade, mas não de solo encharcado, por isso o solo deve ter boa drenagem.

Clima

Como o próprio nome já indica, essas espécies se adaptam bem a locais com clima tropical, mas isso não significa que essas plantas resistem somente ao clima tropical.

Muitas espécies se adaptam facilmente a outros climas, preferindo temperaturas quentes e ambientes úmidos, e em alguns casos a adaptação pode ser feita em regiões de clima ameno.

A restrição para o cultivo é em relação a regiões de climas frios, que podem ser prejudiciais para as espécies tropicais.

Solo

As espécies tropicais gostam de solos ricos em nutrientes e com drenagem fácil, evitando que o solo fique encharcado.

Para o pleno desenvolvimento das plantas tropicais, os solos devem ter as condições ideais, com generosas camadas de cobertura vegetal e compostos com fertilizantes ricos em nitrogênio, garantindo os nutrientes necessários para o desenvolvimento da planta.

 

Você já conhecia alguma espécie que pertence a esse estilo? Conte-nos o que acha dessa tendência e quais espécies você mais gosta.

Você também vai gostar

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.