+14 Plantas Tropicais para Cultivar em Casa! •【GUIA 2024】
As plantas tropicais recebem esse nome pois são variedades originárias de áreas tropicais, adaptando-se a climas quentes e úmidos.
E atualmente é cada vez mais comum ver projetos de jardins e decoração interna com vasos de plantas ou estilo Urban Jungle apostando em espécies tropicais, trazendo um resultado mais natural no uso das plantas e uma sensação acolhedora.
E se você quer aderir a tendência do estilo tropical para o cultivo das plantas, reunimos dicas de espécies tropicais para usar no jardim ou em vasos dentro de casa; além de cuidados essenciais para esses tipos de plantas.
Conteúdo
Tipos e espécies de plantas tropicais
Agave
O agave é uma planta ornamental de folhas grandes e acinzentadas, e que na fase adulta traz uma inflorescência que chama bastante atenção.
O cultivo dessa espécie tropical deve ser feito sob sol pleno, em solo com boa drenagem e enriquecido de matéria orgânica.
Alpínia
A alpínia também recebe o nome popular de gengibre vermelho, e é uma planta de origem asiática bastante presente em projetos de jardins tropicais.
As flores com tonalidades de rosa e vermelho aparecem durante todo o ano, e garantem um visual lindo a jardins e também a arranjos.
Antúrio
Uma espécie popular que faz parte do grupo das plantas tropicais é o antúrio, uma planta de folhas em tons de verde e flores avermelhadas em tonalidade intensa e brilhante.
Essa planta deve ser cultivada em locais de meia sombra e sem a incidência direta de luz solar, e tem a vantagem de ter floração com boa durabilidade.
Ave do Paraíso
A ave do paraíso ou estrelícia é uma planta de folhas de tamanho grande em tom de verde acinzentado e que chama atenção pelas suas flores coloridas, que lembram uma crista com tonalidades de azul brilhante e laranja, lembrando um pássaro.
A espécie deve ser mantido em um local com incidência direta de sol, com solo rico em nutrientes e regas frequentes para manter a umidade do solo.
Bananeira Ornamental
As bananeiras ornamentais são plantas de folhas grandes, longas e largas, que sofrem com a ação do vento e são partidas.
Essa espécie deve ser cultivada sob sol pleno e em solo fértil e rico em matéria orgânica, sendo preferencialmente local úmido e com regas frequentes.
A inflorescência acontece durante a primavera e verão, dando características ornamentais para a planta, e trazendo brácteas de coloração rosa e que podem ser vistas também na variedade de tom royal.
Bromélia
As bromélias são opções de plantas tropicais que gostam de ambiente a meia sombra ou sombreados, mas também podem ser mantidas no sol, sendo espécies bastante versáteis.
As bromélias têm como características folhas grandes e largas com superfície cerosa e flores que podem aparecer em diversas cores, como laranja, amarelo, vermelho, entre outros.
Calateia
A calatéia é um gênero de planta tropical e que compreende mais de 150 espécies, trazendo opções de folhagens de porte médio e que ficam lindas na composição de jardins tropicais.
Algumas das opções mais conhecidas de calatéia são:
- Calatéia zebrina: planta de folhas grandes com formato ovalado e em tom de verde aveludado com faixas mais escuras, trazendo um tom de roxo na parte de baixo das folhas.
- Caetê bravo: esse gênero tem folhas eretas em tom de verde escuro e com característica brilhante, tendo a parte de baixo das folhas com tonalidade arroxeada.
- Caetê redondo: a planta tem como características folhas grandes, espessas e em tom de verde escuro com faixas alternadas em tonalidade de cinza prateado, tendo o diferencial da parte de baixo das folhas serem em tom de verde acinzentado.
- Maranta riscada: a variação traz folhas eretas, grandes e em tufos em tonalidade de verde claro com linhas brancas e paralelas.
- Maranta cinza: A espécie tem como característica folhas elípticas em tom de verde acinzentado e com listras em verde escuro.
Costela de Adão
Uma tendência dos projetos de jardinagem e cultivo de plantas em espaços internos é a costela de Adão, uma planta ornamental de folhagem verde e com design natural que lembra o formato de costelas.
A costela de Adão é uma planta que deve ser cultivada em meia sombra e tem crescimento acelerado, exigindo espaços amplos para o desenvolvimento da planta.
Helicônia
A helicônia é uma planta tropical bastante presente na Amazônia, e as folhas parecidas com as de bananeira são uma das características dessa planta.
A floração é o ponto auge dessa espécie ornamental, que traz flores em um mix de vermelho, laranja e amarelo e tem como diferencial do formato, ficando linda em arranjos e projetos de jardinagem.
A helicônia tem bom desenvolvimento e é indicada para espaços abertos, podendo ser cultivadas em jardins próximos a muros.
Hibisco
O hibisco é uma planta bastante popular e característica do estilo tropical, trazendo flores grandes e com variedade de cores.
Essa espécie gosta de solo úmido e bem drenados, evitando o solo encharcado; e deve ser cultivada sob sol pleno.
Palmeira
As palmeiras também são opções de plantas que pertencem ao estilo tropical, e nesse grupo existe uma variação de espécies, trazendo desde opções de palmeiras pequenas e que podem ser cultivadas em vasos, até variações que podem atingir 30 m de altura, ficando lindas em projetos de paisagismo externo.
Em geral, as palmeiras gostam de bastante luz solar e climas quentes, e são espécies que precisam de muita água no início do seu desenvolvimento.
Orquídea
As orquídeas também fazem parte das opções de plantas tropicais, e nesse caso são espécies ornamentais com flores lindas!
A variedade de tipos e espécies de orquídeas traz uma gama imensa para a composição de projetos inspirados no estilo tropical.
Em geral, as orquídeas são plantas mais delicadas e que podem ser cultivadas em vasos ou até mesmo em troncos de árvores, compondo o jardim de maneira especial e mais natural.
O cuidado com as orquídeas deve ser em relação ao local da planta, evitando que fiquem expostas a locais com muito vento.
Samambaia
A samambaia é uma espécie de planta pendente com tonalidade verde claro e bastante volumosa.
O local ideal para o cultivo de samambaia é em espaços sombreados e que recebam iluminação indireta e difusa, sem incidência direta de luz solar, o que pode queimar as folhas da planta.
Seguindo as características das espécies tropicais, a samambaia gosta bastante de umidade, por isso, além das regas frequentes, a planta ainda pode receber pulverização de água nas folhas.
O ideal é que a samambaia seja mantida em local sem vento e protegida de frio intenso e geada.
Para manutenção da planta, é indicada a adubação quinzenal com fertilizante foliar e rico em nitrogênio.
Schefflera
A Cheflera é um arbusto que tem bom desenvolvimento e pode chegar ao porte de árvore, tendo como características folhas verdes e brilhantes e aspecto rústico.
Essa planta deve ser cultivada em sol pleno ou meia sombra e é uma opção pouco exigente, trazendo inflorescência durante a primavera com pequenas flores amarelas e frutos ornamentais.
Como cuidar de plantas tropicais? #dicas
Local
As espécies tropicais podem ser cultivadas ao ar livre, na composição de jardins com aspecto natural, ou até mesmo em vasos e em espaços internos, acomodando a planta no solo adequado e em local como boa luminosidade, uma vez que a maioria das espécies tropicais gosta da exposição ao sol.
Apesar de ser uma regra para a maioria das espécies, a exposição ao sol não é uma preferência geral das plantas tropicais, e plantas mais delicadas como samambaias e orquídeas preferem luz filtrada, recebendo luminosidade, mas de forma indireta. Além disso essas plantas mais sensíveis também não devem ficar em locais com vento.
Rega
Uma característica das espécies tropicais é o fato de gostarem muito de ambientes úmidos, por isso as regas frequentes são necessárias para manter a umidade do solo que essas plantas tanto gostam.
No entanto, atente-se ao fato de que essas espécies gostam de umidade, mas não de solo encharcado, por isso o solo deve ter boa drenagem.
Clima
Como o próprio nome já indica, essas espécies se adaptam bem a locais com clima tropical, mas isso não significa que essas plantas resistem somente ao clima tropical.
Muitas espécies se adaptam facilmente a outros climas, preferindo temperaturas quentes e ambientes úmidos, e em alguns casos a adaptação pode ser feita em regiões de clima ameno.
A restrição para o cultivo é em relação a regiões de climas frios, que podem ser prejudiciais para as espécies tropicais.
Solo
As espécies tropicais gostam de solos ricos em nutrientes e com drenagem fácil, evitando que o solo fique encharcado.
Para o pleno desenvolvimento das plantas tropicais, os solos devem ter as condições ideais, com generosas camadas de cobertura vegetal e compostos com fertilizantes ricos em nitrogênio, garantindo os nutrientes necessários para o desenvolvimento da planta.
Você já conhecia alguma espécie que pertence a esse estilo? Conte-nos o que acha dessa tendência e quais espécies você mais gosta.