Orquídeas【GUIA COMPLETO】– Tipos | Fotos | Como Cuidar

As orquídeas encantam pela beleza das flores e elegância, mas você sabe reconhecer os diferentes tipos e espécies?  E sabe como cuidar para fazer com que a planta volte a florescer?

Se você tem essa e outras dúvidas em relação aos cuidados com orquídeas, no post reunimos todas as informações que você precisa saber para cuidar da maneira correta desse tipo de planta, além de dicas especiais de como usar a planta na decoração e uma seleção de lojas para comprar diferentes gêneros de orquídeas.

orquídeas

Conteúdo

Tipos, nomes e espécies de orquídeas

Antes de entender e reconhecer os gêneros de orquídeas vir é preciso entender que este tipo de planta se divide em 3 tipos – epífitas, terrestre e saprófitas.

  • Epífitas: As plantas do tipo epífitas correspondem a 90% das orquídeas cultivadas, e são caracterizadas como espécies que ficam sobre troncos e galhos de árvores, mas isso não significa que elas são parasitas, pelo contrário essas plantas apenas usam as árvores como apoio para de se desenvolverem.
  • Terretres: Como o próprio nome já indica, são plantas que se desenvolvem no chão, mas no caso das orquídeas essas muitas de pouco interesse comercial.
  • Saprófitas: As plantas desse tipo são caracterizadas por não realizarem fotossíntese, por isso absorvem compostos orgânicos do substrato. As flores desse tipo de orquídeas são pequenas e pálidas, sendo de pouco interesse ornamental.
tipos de orquídeas
As plantas são divididas em 3 tipos – epífitas, terrestres e saprófitas

 

A classificação para reconhecer os diferentes estilos de orquídeas também traz a de visão entre gêneros e espécies.

Os gêneros formam grupos grandes como falar em phalaenopsis, dendrobium, Vanda entre outros, e dentro desses grupos há a subclassificação em espécies, que são plantas que pertencem a esses gêneros maiores, mas que apresentam algumas características diferentes.

Para que você consiga entender melhor essa classificação, reunimos os gêneros mais conhecidos de orquídeas para que você possa entender as características de cada tipo de planta.

Phalaenopsis

Uma das orquídeas queridinhas é o gênero Phalaenopsis, conhecido também como orquídea borboleta, e que tem flores delicadas e muito ornamentais.

orquídea do gênero phalaenopsis
A phalaenopsis tem flores muito ornamentais

Essa espécie nativa da Ásia se adapta bem a temperaturas entre 13 °C e 35 °C.

Entre os cuidados com o gênero phalaenopsis, é ideal que o cultivo seja feito em local com boa iluminação, mas sem a incidência de luz solar direta.

As regas devem ser regulares, mas evitando que o solo fique sempre úmido para não apodrecer a raiz.

O gênero phalaenopsis é composto de 75 espécies catalogadas e algumas das espécies mais conhecidas são:

  • phalaenopsis amabilis,
  • phalaenopsis violácea,
  • phalaenopsis schilleriana.
orquídea phalaenopsis branca
A phalaenopsis branca é um clássico e traz muita elegância
orquídea phalaenopsis lilás
O formato da flor faz com que a espécie seja chamada de orquídea borboleta

Cattleya

O gênero Cattleya pertence ao tipo epífita, que costuma se desenvolver em troncos e galhos de árvores.

Esse gênero é muito comercializado pelo fato de ser de fácil cultivo e pela beleza única das flores.

orquídea cattleya amarela
O mix de cores na flor chama a atenção

A orquídea Cattleya prefere temperaturas mais altas, podendo chegar até 35 °C, mas temperaturas superiores a isso podem ser prejudiciais para a planta.

O local ideal para o cultivo desse gênero é em espaço que a planta receba luminosidade, mas que esteja protegida do sol direto.

A floração acontece uma vez por ano e as flores podem durar de 10 a 30 dias e suas flores podem aparecer em diferentes tons como laranja, amarelo, rosa, branco, vermelho, entre outros.

O gênero Cattleya possui diversas espécies e algumas das mais conhecidas são:

  • Cattleya Aurantiaca,
  • Cattleya Chocoensis,
  • Cattleya Elongata,
  • Cattleya Intermedia,
  • Cattleya Intermedia Tipo AD,
  • Cattleya Labiata,
  • Cattleya Walkeriana.
orquídea cattleya pink
A flor em tom de pink se destaca
tipo de orquídea cattleya
A espécie de Cattleya tem flor delicada

Paphiopedilum

As orquídeas do gênero Paphiopedilum também são denominadas popularmente como orquídeas sapatinho, uma vez que o formato das flores lembra um pequeno sapato.

Esse gênero pertence ao tipo terrestre, e costumam viver no solo.

orquídea marrom Paphiopedilum
A flor lembra um pequeno sapatinho

A orquídea sapatinho é muito resistente as variações de temperatura e o gênero se caracteriza por não ter meios de guardar água, por isso, é necessário que as regas sejam regulares, mas sem exagero para não encharcar o solo e apodrecer as raízes.

A primeira floração pode demorar de 3 a 4 anos para acontecer, e depois disso a floração é anual, e as flores podem durar de 6 a 8 semanas.

Além de trazer flores delicadas e lindas, há também uma variação nos tons que podem ser marrom, verde, vermelho e amarelo.

orquídea sapatinho rosa
A coloração intensa destaca a flor
orquídea sapatinho branca
A flor branca destaca a espécie de “sapatinho” que aparece em tom de rosa

Cymbidium

As orquídeas Cymbidium podem ser epífitias ou terrestres, de acordo com a espécie.

As plantas deste gênero se adaptam melhor em climas frios ou amenos, e ao contrário de muitas outras gêneros de orquídeas, a cymbidium não vai bem em climas quentes.

orquídea Cymbidium amarela
A Cymbidium amarela tem lindas flores

Esse gênero se destaca por florescer facilmente e ter muitas flores durante o seu período de floração, formando pendentes de flores ou hastes em forma de cascata.

A floração acontece uma vez por ano, no período entre setembro e janeiro, e as flores podem ser vistas em cores como rosa, amarelo, laranja, marrom e branco.

orquídea rosa Cymbidium
A floração rosa e volumosa destaca o gênero
orquídea pendente
Os ramos de flores caem pelo vaso

Dendrobium

Grande parte das orquídeas do gênero dendrobium são caracterizadas como epífitas, ou seja, crescem em cima de galhos e troncos de árvores.

Assim, o nome dendrobium significa planta que vive nas árvores, o que caracteriza o tipo dessa planta.

orquídea Dendrobium
Os ramos de flores destacam o gênero

As orquídeas do tipo dendrobium se desenvolvem melhor em temperaturas amenas e quente, e o clima frio pode ser prejudicial para o seu desenvolvimento.

Uma das características especiais desse gênero é a grande quantidade de cores para as flores e algumas das opções são amarelo, violeta, verde, vermelho, branco, laranja, azul, e rosa.

orquídea Dendrobium branca
A Dendrobium branca tem miolo em cor escura
orquídea dendrobium amarela
A espécie de Dendrobium tem coloração amarela

Vanda

As orquídeas do gênero Vanda (Wanda) são em sua maioria plantas epífitas, e podem ser consideradas orquídeas aéreas, uma vez que crescem verticalmente e ficam com as raízes suspensas, podendo alcançar até 2 m de altura.

orquídea com raízes suspensas
A Vanda tem raízes suspensas

O gênero Vanda é caracterizado por gostar de um clima quente, úmido e com boa luminosidade.

Por ser uma planta que gosta de muita umidade, a irrigação deve ser frequente e o uso de um borrifador ajuda a molhar as raízes suspensas.

A partir de raízes também é possível reconhecer sinais da planta:

  • Raízes muito curtas e com bom desenvolvimento da planta: Sinal de que a planta está recebendo a umidade adequada para o seu desenvolvimento.
  • Raízes muito longas: As raízes extremamente longas e em excesso podem indicar falta de umidade na planta, uma vez que esse crescimento exacerbado aponta que as raízes estão buscando por umidade.

As plantas do gênero Vanda podem demorar de 5 a 6 anos para a primeira floração e após esse tempo é comum que a planta tenha até 4 florações por ano, que duram de 30 a 60 dias.

Além do fato de florir com frequência e ter longa durabilidade das flores, o gênero ainda apresenta uma variação enorme de cores para as flores, como branco, amarelo, vinho, vermelho, rosa, laranja e até mesmo azul (conhecida como Vanda coerulea).

orquídea vanda
A planta pode ser usada de forma suspensa na decoração
orquídea vanda amarela
A Vanda amarela tem cor intensa e vibrante

Como cultivar e cuidar de orquídeas?

Cada espécie de orquídea pode precisar de um cuidado específico, mas se você precisa de uma orientação dos cuidados básicos de como cuidar de orquídeas, reunimos dicas que podem te ajudar no dia a dia para manter a planta saudável e estimular novas florações.

Local

Em geral, o local ideal para cultivo de orquídeas é em espaço que a planta receba luminosidade, mas sem receber luz direta do sol, o que pode ser bastante intenso para as orquídeas.

Assim, o ideal é escolher um lugar a meia sombra ou próximo de janela, tendo a entrada de luz indireta nas plantas.

Um sinal de que a planta pode estar recebendo muito sol é que as folhas começam a ficar amareladas, e nesse caso é ideal procurar o novo local com menos incidência de sol.

como cuidar de orquídeas
A planta deve receber luminosidade, mas sem luz direta do sol

Rega

As orquídeas são consideradas plantas tropicais, por isso é necessário que a planta receba boa umidade.

A frequência da rega vai depender da temperatura e umidade local, mas em média é necessário regar a planta uma vez na semana. No entanto, se o tempo estiver seco e quente, a frequência da rega pode aumentar.

Para entender a necessidade de rega, o ideal é verificar o solo, para isso, penetre o dedo no solo, sentindo não só a superfície mas um pouquinho mais a fundo, para ver se a terra precisa de umidade ou não.

Um sinal de que a rega pode estar inadequada é o surgimento de pontinhos pretos nas folhas, que pode sinalizar que a planta está recebendo água de mais e ser resultado do aparecimento de fungos.

cuidados para regar orquídea
As flores não devem ser molhadas durante a rega

Adubação

Para garantir o desenvolvimento saudável da planta e a floração, o uso de adubos e fertilizantes pode ser um ótimo recurso.

Para cuidar das folhas, é indicado o uso de foliar diluído em água, conforme a orientação do fabricante.

Já a floração pode ser estimulada com o uso de adubo do tipo NPK 10-30-20, e a aplicação deve ser conforme as instruções na embalagem do adubo.

Plantio

O plantio de orquídeas pode variar bastante de acordo com o gênero, sendo que as plantas podem ser cultivadas em árvores, em vasos ou até mesmo suspensas, como é o caso do gênero Vanda.

Para as espécies cultivadas em vasos, a indicação é de uso de vaso de barro, que tem maior porosidade e pode ajudar a evitar a umidade excessiva no solo.

como cuidar e plantar orquídeas

Fotos de orquídeas na decoração

Decoração com orquídeas dentro de casa

Para quem pensa em usar as orquídeas decorando a casa, muitas espécies se adaptam a esse ambiente, mas a dica é manter as plantas em local com luminosidade e sem luz solar direta.

A floração dessas plantas traz um toque de elegância à decoração do ambiente, e pode ser a pedida perfeita para a mesa de centro da sala, ou até mesmo para dar um ar requintado ao lavabo.

orquídea rosa decorando banheiro
No lavabo, o gênero Phalaenopsis de tom rosa claro decora a bancada de mármore
orquídea vanda na decoração da sala
A Vanda suspensa decora a sala de maneira inusitada e traz muito charme ao ambiente
como usar orquídeas na decoração da sala
As flores amarelas decoram a mesa de centro
orquídea branca na decoração da sala
A mesa lateral da sala traz um Phalaenopsis branca
orquídea na decoração da mesa de centro
A Phalaenopsis roxa é destaque na decoração com cores neutras

sala de estar com orquídea branca na mesa de centro

vaso de orquídea decorando mesa de centro espelhada
Na mesa de centro, o vaso traz a planta com muitas flores
banheiro rústico decorado com orquídea branca
O banheiro com decoração rústica fica elegante com flor branca
orquídea decorando mesa lateral no quarto
O cachepô de madeira com a flor de cor intensa foi usada na mesinha lateral no quarto

vaso de orquídea decorando estante da sala

sala com vaso de orquídea phalaenopsis na mesa de centro
Na mesa de centro, o vaso traz a planta com vários pendões de flores
lavabo decorado com orquídea
O lavabo decorado fica mais elegante com a flor branca sobre a bancada
orquídea phalaenopsis rosa na sala
A sala com tons sóbrios ganhou um toque de cor com a flor rosa na mesinha lateral

Decoração com orquídeas em varandas / sacadas

As orquídeas também podem ser usadas na decoração de varandas e sacadas que recebam iluminação indireta, protegendo as plantas da luminosidade excessiva.

Nesse caso, vale usar um vaso de orquídea na decoração de uma mesinha, ou montar um mini orquidário com as plantas suspensas ou até mesmo em uma espécie de jardim vertical de orquídeas.

como usar orquídeas na decoração da sacada
Na sacada, o painel com cachepôs é o espaço ideal para cultivo de orquídeas
orquídea vanda roxa decorando sacada
A vanda foi usada suspensa na decoração da sacada

orquídeas suspensas decorando sacada

vasos vietnamitas com orquídeas na decoração da sacada
O vaso vietnamita traz uma Phalaenopsis roxa
varanda decorada com orquídea amarela
As pequenas flores amarelas decoram a varanda

varanda decorada com orquídea vanda

sacada gourmet decorada com vaso de orquídea branca
A mesinha na sacada ganhou um vaso com flores brancas
sacada decorada com sofá e orquídeas
Os vasos com Phalaenopsis brancas decoram o espaço atrás do sofá
varanda com jardim vertical de orquídeas
A varanda foi decorada com um jardim vertical de orquídeas
sacada decorada com vasos de orquídeas
Os vasos suspensos criam um mini orquidário na sacada
jardim vertical com orquídeas decorando varanda
A varanda com jardim vertical traz as flores de diferentes gêneros
vasos de orquídeas decorando sacada de apartamento
Os vasos com as plantas decoram a bancada de madeira que fica na sacada
sacada com jardim vertical de orquídeas
As plantas foram cultivadas no painel vertical que decora a parede da sacada

Decoração com orquídeas na área externa / jardins

As orquídeas também podem ser cultivadas em espaços externos, como jardins e quintais, e ficam lindas em troncos de árvores, em vasos em meio ao paisagismo, ou até mesmo decorando muros e formando um jardim vertical.

jardim com coqueiro e orquídea no tronco
A Phalaenopsis foi cultivada no tronco do coqueiro
jardim com vasos de orquídeas cymbidium
Os vasos de Cymbidium decoram o jardim
pergolado com jardim vertical de orquídeas
O pergolado traz um espaço protegido para as orquídeas em meio a área externa

jardim com orquídeas em tronco de árvore

muro decorado com jardim vertical de orquídeas
O muro externo foi decorado com um painel que traz várias Phalaenopsis

área externa decorada com vasos de orquídeas na parede

orquidário decorando jardim
O orquidário de madeira decora o jardim
vaso de orquídea vanda decorando jardim
O vaso de madeira foi usado suspenso em meio ao jardim
orquídea vanda em tronco de árvore no jardim
O gênero Vanda decora o tronco da árvore
orquídea decorando espaço externo
A Vanda no tronco da árvore se destaca na área externa
jardim decorado com orquídeas suspensas
As flores foram usadas suspensas através da técnica de kokedama

jardim vertical no muro com orquídeas

Onde comprar? – Dicas de lojas e preços

preços e onde comprar orquídeas

Links para comprar: Cattleya / Muda jovem de Vanda

tipos e preços de orquídeas

Links para comprar: Phalaenopsis / Sapatinho

onde comprar orquídeas

Links para comprar: Cymbidium / Dendrobium

 

 

Agora que você já sabe reconhecer os tipos, conte-nos qual seu gênero favorito desta planta e se você tem algum truque especial nos cuidados com a espécie.


Você também vai gostar

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.