Cerca Viva: +60 Ideias e Principais Espécies!【GUIA [2021]】

A utilização de cerca viva pode ser o que faltava para dar um toque natural e deixar ainda mais a decoração e paisagismo com um ar de proximidade com a natureza. 

Além disso, a cerca viva tornou-se uma opção barata e muito bonita para construir uma decoração externa. Elas podem ser empregadas em áreas de lazer, tal qual em algum espaço aberto, contudo, deve ser escolhida de modo correto. 

Cerva viva 1 Ou seja, qual o tipo de material e planta que serão utilizadas e que mais se adequa ao jardim. Tendo esse cuidado, com certeza você conseguirá montar uma área externa com uma bela cerca viva. 

Se você quer saber tudo sobre cerca viva, quais as suas principais vantagens, como escolher, além vários tipos e espécies, acompanhe o post e descubra todas as características!

Cerva viva
Cerva viva

Principais vantagens

A cerca viva possui várias vantagens, além de possuírem uma beleza chamativa e agradável. Tornou-se um tipo de revestimento muito utilizado atualmente em diversas casas. 

Dessa maneira, selecionamos as principais vantagens na utilização da cerca viva no ambiente, veja:

  • Ornamentação: Devido sua beleza a cerca viva diferencia-se de um muro de concreto tradicional por exemplo. Elas agregam a decoração e paisagismo do local. 
  •  Isolamento Acústico: Dependendo da espécie de mudas da cerca viva, elas possuem capacidade de isolamento acústico em áreas mais fechadas. Ademais, quando as folhagens e raízes ficam bem juntas, elas podem abafar o som, corroborando para diminuição dos ruídos sonoros. 
  • Controle do vento: Em locais elevados a cerca viva também auxilia para conseguir quebrar o vento e evitar a entrada de raios UV de maneira prejudicial. 
  • Ausência de pragas e doenças: Com a devida manutenção a cerca viva não sofre danos com pragas ou doenças. 
  • Redução da poluição: A cerca viva age como uma espécie de filtro natural, afinal ela segura a poeira, pó da rua e outras impurezas. 
  • Segurança e privacidade: A cerca viva oferece segurança e privacidade aos locais em que elas são empregadas.

Cerva viva 4

Além dessas vantagens podemos dizer que a cerca viva também possui crescimento rápido, ótimo enraizamento corroborando para a segurança e qualidade, além da rapidez em brotar após a poda. 

Como escolher a cerca viva ideal? – Usos e aplicações

O ponto mais importante na escolha de uma cerca viva é não levar em consideração apenas a sua beleza, cores e se a manutenção é a mais simples. 

Para que a cerca viva mantenha-se com qualidade e longevidade é necessário estar apta para o clima e o tipo de solo, para posteriormente ser utilizada na separação de ambientes e oferecer segurança e privacidade. 

Cerva viva 2

Se você considerar todos esses fatores antes de efetuar a compra e aplicação da cerca viva, com certeza estará adquirindo a saúde e crescimento da planta. 

No entanto, vale destacar que a manutenção da cerca viva é feita através da utilização de tesouras de poda, aparadores, podador de galhos, entre outras ferramentas. 

Cerva viva 3

Nomes, tipos e espécies de cerca viva

As cercas vivas possuem diversos nomes, tipos e espécies de plantas que podem ser empregues na confecção da cerca. 

Por isso selecionamos as principais espécies e suas principais características, siga no post e saiba mais sobre cada uma delas. 

Murta

A murta é uma das plantas é uma das espécies mais tradicionais de plantas para cerca viva. Além disso, ela possui crescimento rápido e folhagem densa, deixando o ambiente com maior privacidade. 

Vale dizer que a murta pode chegar a 5 metros de altura, pode ser uma ótima opção para quem deseja utilizar essa planta no lugar de um muro de concreto por exemplo. 

 

Contudo, o plantio da murta deve ser feito em solo devidamente preparado com areia grossa e adubo orgânico. Ademais, a manutenção tem que ser regular para manter o visual da cerca viva. 

Por fim, as regas devem ser constantes, tendo em vista que a murta é uma espécie de planta que se adapta bem em locais quentes e frios. 

Murta 1 Murta 1 Murta 2 Murta 3 Murta 4

Murta 5
Murta

Podocarpo

Outra planta muito popular na confecção da cerca viva é o podocarpo que em algumas regiões pode ser conhecida como Pinheiro de Buda. 

Possui crescimento lento antes de alcançar 1 a 1,5 metros de altura, depois de alcançar esse tamanho passa a crescer de forma acelerada, podendo chegar até mesmo a 20 metros. 

Podocarpo 1

Trata-se de uma planta que fornecerá rápido crescimento e privacidade, além de uma boa estrutura para segurar ventos. 

No entanto, o plantio do podocarpo deve ser realizado em solo fértil e a meia sombra, além de respeitar a distância de ao menos 40 cm se quiser deixar a cerca viva bem fechada. 

Ademais, para aumentar ainda mais a segurança e privacidade é possível realizar o plantio próximo a muros e tubulações, tendo em vista que o podocarpo não possui raízes agressivas. 

Entretanto, a manutenção da planta deve ser realizada com frequência, sobretudo quando está exposta a altas temperaturas. 

Por fim, o pinheiro de Buda é uma das melhores opções para que procura praticidade, preço baixo e grande porte.

Podocarpo 1 Podocarpo 2 Podocarpo 3 Podocarpo 4 Podocarpo 5

Hibisco

O hibisco pode ser conhecido de diversas formas dependendo da região, entre as principais delas estão:

  • Graxa-de-Estudante 
  • Hibisco-da-China
  • Hibisco-Tropical
  • Mimo-de-Vênus

Além disso, essa planta possui floração constante e por isso é muito utilizada em jardins, no entanto, para a manutenção correta das flores é necessário a poda satisfatória. 

Por fim, o plantio deve ser realizado a sol pleno e solo fértil. Ademais, necessita de adubação constante e regas diárias para manter a beleza e saúde da planta. 

Hibisco 1 Hibisco 2 Hibisco 5 Hibisco 6

Bambu

A cerca viva com decoração de bambu pode ser utilizada em espaços externos, como por exemplo em cercados com a planta. 

Vale destacar que a ornamentação mais popular para essa proposta é o bambuzinho de jardim, que se adapta bem a climas frios e quentes.

Ademais, a altura pode chegar a pelo menos 4 metros, além de possuir desenvolvimento rápido, no entanto, necessita a criação de uma barreira para conseguir ordenar o crescimento do bambuzinho. 

Já para o plantio o solo deve ser fértil, tal qual sua manutenção necessita de solo úmido, além de umidade mediana. 

Bambu 1 Bambu 2 Bambu 3 Bambu 4 Bambu 5 Bambu 6

Pingo de Ouro

O pingo de ouro é uma planta muito popular nos quatro cantos do mundo, e faz parte de projetos paisagísticos de diversos jardins. 

A planta pode chegar a 1,5 metros de altura, podendo ser realizadas podas regulares deixando o formato personalizado. Além do mais, dependendo do formato da poda, é possível enxergar flores arroxeadas. 

Por fim, o plantio do pingo de ouro precisa de solo fértil, adubo orgânico, além de boa luminosidade. 

As regas devem ser realizadas todos os dias, pois a planta não resiste a seca, contudo, apresenta ótima resistência a temperaturas baixas. 

Pingo de ouro 1 Pingo de ouro 2 Pingo de ouro 4 Pingo de ouro 5 Pingo de ouro 6

Tumbérgia

A tumbérgia que em algumas regiões também pode ser conhecida como manto-de-rei. A saber, ela pode atingir no máximo 2,5 m e possuir lindas flores. 

A floração da tumbérgia se dá principalmente na primavera, mas ao longo do ano é possível que a planta nos contemple com lindas flores, um prato cheio para os beija-flores. 

Por fim, o plantio deve ser realizado em solo fértil, com boa luminosidade e meia sombra, tal qual adubação orgânica e boa drenagem. 

Trata-se de uma bela planta para cerca viva, ademais possui baixa manutenção, devendo ser podada apenas para formação e regas frequentes. 

Tumbérgia 1 Tumbérgia 3 Tumbérgia 4 Tumbérgia 6

Cedrinho

O cedrinho é um clássico da cerca viva e possui o formato de um pinheiro. Para se ter uma ideia, esse tipo de planta pode chegar a 25 metros de altura e possui crescimento moderado. 

Todavia, o cedrinho pode ser plantando em solo pouco fértil, contudo, logo no início necessita de regas constantes para desenvolver-se em sol pleno e não gosta de baixas temperaturas. 

Cedrinho 1 Cedrinho 2 Cedrinho 3 Cedrinho 4 Cedrinho 5

Fotos e inspirações de cerca viva

Se você está pensando em utilizar a cerca verde na sua casa e quer ficar por dentro de fotos e modelos dela aplicados em diversas áreas do ambiente, acompanhe o restante do post e veja fotos e dicas que podem te inspirar.

Cerca viva para jardim

A cerva viva para jardim pode ser empregada de diversas formas, separando ambientes, em canteiros, muros, formando labirintos, entre outras formas. 

Se você está pensando em utilizar cerca viva no seu jardim, dê uma olhada em diversas fotos que separamos dela na decoração do ambiente. 

Jardim 1 Jardim 3 Jardim 4 Jardim 5 jardim 6 Jardim 7

Cerca viva para piscina

Muitos projetos paisagísticos externos na área da piscina estão sendo contemplados com a cerca viva para piscina, agregando muito a decoração e trazendo um ar de proximidade com a natureza. 

Por isso, selecionamos diversas fotos de cerca viva empregues na região da piscina que podem ajudar na escolha do seu projeto!

Piscina 1 Piscina 2 Piscina 3 Piscina 7 Piscina 8 Piscina 9

Cerca viva para chácara

A cerca viva para chácara é um clássico e muito popular em todo mundo. Ela carrega charme e beleza, sobretudo quando orna com o visual do campo. 

Por isso, sua utilização em chácaras tornou-se muito utilizada, sendo assim separamos diversos modelos de cerca viva utilizados em chácara que podem inspirar o seu projeto, veja!

Chácara 1 Chácara 2 Chácara 3 Chácara 4

Cerca viva com flores

Um dos projetos paisagísticos que mais chamam a atenção é o de cerca viva com flores. Dependendo do estilo da decoração ele pode cair como uma luva enriquecendo a beleza do local. 

Por conta disso, selecionamos diversas fotos de modelos de cerca viva com flores empregados no ambiente e que podem auxiliar na escolha do melhor modelo para o seu projeto, dê uma olhada abaixo: 

Flores 12

Flores 10 Flores 8 Flores 7 Flores 6 Flores 4 Flores 3 Flores 2

E então, gostou de saber um pouco mais sobre cerca viva? Esperamos que nosso post tenha lhe ajudado com informações, assim como inspirações para seu projeto.

Não deixe de ler também – Espada-De-São-Jorge: +77 Ideias Incríveis E Como Cultivar!


Você também vai gostar

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.