Flores Vermelhas: +15 Espécies Lindíssimas e Significados!
As flores vermelhas são clássicas e aparecem com frequência em arranjos, buquês e jardins; e além de trazerem uma beleza única, ainda podem estar associadas a uma série de significados.
E se você é do tipo que gosta de escolher as flores de acordo com o significado, trouxemos o simbolismo das flores vermelhas, e ainda reunidos uma seleção de espécies para cultivar, ou montar arranjos e buquês.
Conteúdo
Simbologia e significado
Em geral, as flores vermelhas são associadas a amor e paixão, por isso costumam ser símbolo de buquês românticos.
Além dos significados associados a amor, as flores vermelhas também podem representar força, desejo, calor e coragem.
Fotos, nomes e espécies de flores vermelhas
Amarílis
A Amarílis é uma flor conhecida também como “açucena” ou “flor da Imperatriz”, e é uma espécie brasileira que pode aparecer na cor avermelhada.
Essa espécie é bastante resistente ao clima tropical, e uma ótima escolha para o cultivo em vasos ou em jardins, trazendo um toque tropical e em uma cor intensa para o projeto paisagístico.
Antúrio
O Antúrio é uma espécie tropical e ideal para jardim e vasos internos, uma vez que se adapta muito bem a locais sombreados.
Além de ser uma espécie ideal para ambientes internos, a espécie também pode ser mantida em espaços externos, e a dica é que a planta não receba incidência direta de sol.
As flores vermelhas dessa espécie são bem clássicas e ficam lindas em jardins ou na decoração de casas.
No entanto, é preciso ter cuidado para o cultivo do Antúrio, uma vez que a espécie é tóxica, podendo trazer riscos a animais de estimação e crianças.
Azaleia
As azaleias são sinônimo de elegância e riqueza, e na tonalidade vermelha se destacam e ainda trazem o simbolismo de amor.
Essa flor de pétalas delicadas deve ser mantida em local longe da circulação, evitando que sejam tocadas ou movidas
Para que a azaleia se renova e cresça ainda mais bonita e forte, é importante fazer a poda ao final da floração.
Para o cultivo das azaleias, a dica é que a planta seja cultivada em regiões de clima ameno.
Begônia
A begônia é uma das espécies da nossa lista de flores vermelhas, e é considerada uma planta tropical bastante utilizada para a decoração de eventos ao ar livre.
Essa flor é sinônimo de felicidade e lealdade, e é considerado uma espécie de fácil cultivo, sendo ótima para jardins ou decoração interna.
Para o cultivo da begônia, é ideal mantê-la longe de ventos e garantir que o solo esteja sempre úmido, mas sem que fique encharcado.
De acordo com o Feng Shui, a begônia vermelha está relacionada à fertilidade.
Cravo
O cravo vermelho é um clássico entre as opções de espécies com flores vermelhas.
A flor delicada e repleta de pétalas tem caule longo que pode atingir até 1 m de altura, sendo considerado um excelente repelente natural e mantendo os insetos afastados.
O cravo deve ser mantido em um local quente e de solo bem drenado, precisando de sol e sombra em alguns momentos do dia, o que garante que a espécie continue florescendo.
O cravo vermelho tem como simbolismo respeito, amor, paixão e gratidão. A flor também costuma ser associada a boas energias e sorte.
Crista de Galo
A Crista de Galo vermelha é uma planta que recebe esse nome por conta de sua aparência que lembra a crista de um galo.
Essa planta tem floração que dura de 5 a 14 dias quando cultivada em vaso, tendo crescimento mais rápido durante o verão, e sendo adepta de climas nem muito seco e nem excessivamente úmidos.
A Crista de Galo deve ser mantida em local com bastante luminosidade e a rega deve ser feita com frequência.
Dália
A Dália é uma flor com significados bem curiosos, como “olhos abrasadores” e “paixão insinuante”.
Essa flor com pétalas abundantes e pontiagudas pode aparecer na tonalidade vermelha e ser símbolo de compromisso.
Para o cultivo da dália, a rega deve ser feita com frequência, mas sem exagero para o solo não ficar encharcado. A planta deve ser mantida em um local com boa luminosidade.
Girassol Vermelho
Uma variação da família do girassol é o girassol vermelho, uma espécie diferenciada e que pode entrar nas opções de plantas com flores vermelhas.
A aparência dessa flor é bastante parecida com um girassol tradicional, mas as pétalas apresentam tonalidade avermelhada, e simbolizam verão, sucesso é felicidade.
A espécie pode ser cultivada em jardins ou vasos, e no caso de cultivo em vaso, dê preferência a vasos longos, uma vez que as raízes e caules precisam de espaço para se desenvolverem.
Assim como as espécies tradicionais de girassol, a variação avermelhada precisa ficar em local com acesso a luz natural.
Helicônia
A Helicônia é uma planta que combina bastante com jardins tropicais e que traz um visual bastante diferente das flores tradicionais.
Essa espécie com flores vermelhas e exuberantes, não é resistente ao frio e deve ser cultivada em jardins.
Para a floração, é preciso manter alguns cuidados, como a fertilização durante a primavera e a rega com frequência.
Hibisco
O hibisco é uma flor conhecida por sua beleza e infinidade de benefícios, sendo bastante associado a perda de peso e efeito antioxidante.
O hibisco vermelho está associado a beleza, delicadeza e feminilidade.
Essa flor fica linda em projetos de jardins tropicais e deve ser mantida em local iluminado, mas sem ficar exposta diretamente ao sol.
O hibisco gosta de regiões quentes e pode ser sensível a temperaturas mais baixas, além disso, o solo deve estar sempre úmido para um bom desenvolvimento da espécie.
Lírio
O lírio é uma espécie bastante conhecida e disponível em diferentes cores, inclusive na tonalidade de vermelho.
A flor exala um perfume leve e delicioso, e deve ser mantida em local com boa iluminação solar, mas sem que fique exposta ao sol nas horas mais quentes do dia.
A beleza do lírio vermelho pode ser uma escolha para o cultivo em jardins, ou fazer parte de lindos arranjos e buquês!
Orquídea
As flores vermelhas também podem aparecer através de orquídeas de diferentes tipos e espécies.
Para o cultivo de orquídeas, o ideal é mantê-las sempre no mesmo lugar em que a planta já está adaptada, e garantir que o local receba luminosidade, mas sem sol excessivo e com ar fresco, mas sem muito vento.
A orquídea vermelha é símbolo de força e coragem e podem ser cultivadas em vasos ou árvores, dependendo da espécie, além disso, as flores também podem ser utilizadas em arranjos de orquídeas e buquês.
Peônia
A peônia é uma flor com pétalas volumosas e lindas; e o plantio deve ser feito em solo não muito fundo, sendo o ideal que o tubérculo fique de 5 a 7 cm de profundidade no solo.
Para o cultivo da peônia, a planta deve ser mantida em local com boa luminosidade e com momentos de sombra ao longo do dia.
A rega deve ser feita com frequência para manter o solo úmido, mas sem que fique encharcado.
Além de ser uma flor linda pela sua beleza única, a espécie combina com outros flores, podemos fazer parte de um buquê com mix de flores.
Rosa vermelha
Um clássico quando o assunto são flores vermelhas, a rosa nessa cor é símbolo de paixão, amor, beleza e consumação.
Além de ser bastante utilizada em arranjos e buquês, a rosa vermelha também pode ser cultivada em jardins.
A flor que pode atingir até 40 cm de altura deve ser mantida em local com sol e clima ameno, garantindo solo bem drenado e úmido.
Tulipa
As tulipas são flores bastante procuradas para a decoração de ambientes clássicos e atemporais, e costumam ser associadas a sofisticação e delicadeza!
A tulipa tem formato de um copinho e costuma florescer no início da primavera, representando o renascimento após o inverno.
Essa flor ainda tem seu significado associado a amor verdadeiro, perfeito e eterno.
Para o cultivo da tulipa, o ideal são regiões de climas frio a amenos, e o local de cultivo não deve ficar completamente exposto ao sol, mas recebendo luminosidade.
A tulipa deve ser regada com frequência, mas evitando umidade excessiva no solo, uma vez que a espécie não gosta de umidade em excesso.
No Feng Shui, as tulipas vermelhas são associadas a propriedade de trazer fama e atrair amor.
Você já conhecia os simbolismos relacionados as flores dessa cor? Se você se lembra de alguma outra espécie com coloração avermelhada, compartilhe conosco nos comentários.