Orquídea Vanda: +68 Fotos Lindas, Espécies e Como Cuidar!
A orquídea Vanda é uma das espécies mais comercializadas do mundo E tem origem asiática, sendo bastante frequente na Tailândia.
Essa espécie é bastante comercializada pois une facilidade de cultivo, floração intensa e duradoura, beleza única e ampla variedade de cores.
O diferencial da orquídea Vanda é o fato de que a espécie não precisa ser cultivada em substrato, dessa maneira as raízes ficam suspensas e soltas no ar, criando um efeito incrível para a planta que tem um visual único.
E se você vem considerando cultivar essa espécie de orquídea, no post reunimos todas as dicas que você precisa saber para garantir que a planta se mantenha saudável e com florações ao longo do ano, além de dicas especiais de como usar essa espécie de orquídea na decoração.
Conteúdo
Espécies e cores de orquídea Vanda
Uma das grandes vantagens do cultivo da espécie Vanda é o fato de ter uma ampla gama de cores e estilos diferenciados para as suas flores. Assim, reunimos os principais tipos e colorações para as flores desse tipo de orquídea.
Vermelha / Vinho
Uma das opções entre os tipos de orquídeas da espécie Vanda, é a flor com coloração avermelhada.
O tom mais intenso pode aparecer em variações de vermelho vivo ou até mesmo opções da cor mais fechada, puxando para flores em tom de vinho ou até mesmo marsala, que se destaca por conta da beleza da flor.
Amarela
Outra opção de cor para as flores da orquídea Vanda é o tom de amarelo, que pode aparecer em nuances de amarelo mais intenso ou até mesmo numa tonalidade mais suave lembrando tons pastel.
Nesse caso, as flores podem ser unicamente no tom de amarelo ou trazer outros detalhes como pintas delicadas e de outras cores, deixando as flores com características únicas.
Roxa
Há muitas variações de cores para a espécie Vanda, e uma das opções mais frequentes é a planta com floração roxa.
As flores em tom de roxo destacam a espécie e podem trazer tonalidades que variam entre roxo escuro, até variações mais suaves, como nuances em tom de lilás.
A variação ainda pode trazer as plantas com pintas de outra cor, como é o caso do mix das flores roxas com pintinhas brancas.
Rosa
Outra possibilidade para as orquídeas da espécie Vanda é a floração em tom de rosa, que pode trazer a delicadeza das flores em tom de rosa suave, ou trazer mais intensidade em um tom de rosa escuro, como flores pink.
Branca
Para quem gosta da elegância das flores de orquídeas brancas, a espécie Vanda também traz a opção desse tom clean para a floração.
Há ainda a possibilidade das flores serem unicamente brancas, e também a possibilidade de trazerem uma variação, como um mix com outras cores.
Azul
Uma das espécies de orquídea Vanda bastante procurada é a opção com flores na coloração azul.
A Vanda azul, também conhecida como orquídea Vanda coerulea, traz floração em tom de azul levemente arroxeado, e por isso recebe o nome de Vanda azul.
A planta com flores que mistura nuances de azul com roxo é uma espécie que se adapta melhor a regiões com climas que não sejam tão quentes.
Como cultivar e cuidar de orquídea Vanda?
Rega
O fato de ter raízes suspensas faz com que a orquídea Vanda necessite de mais umidade que outras espécies.
Assim, a rega dessa espécie de orquídea deve ser feita através de um borrifador, borrifando água nas raízes até que absorvam a quantidade necessária e passem a ficar com um tom esverdeado.
O ideal é que a rega através do borrifador seja feita de forma a molhar bastante as raízes até o ponto de começarem a escorrer água, e depois as borrifadas podem ser feitas nas folhas da planta, evitando que vá água nas flores.
As regas devem ser feitas até 2 vezes ao dia nos períodos mais quentes, e o ideal é que evitar que a rega seja feita nos horários mais quentes do dia, o que pode prejudicar a planta.
Durante o inverno e com temperaturas abaixo de 12 °C, é recomendado que as regas sejam mais espaçadas e a necessidade é de um uma rega em dias intercalados.
Raízes
As raízes expostas são ótimos indicativos de como a planta está, e no caso de raízes curtas pode ser sinal de que a orquídea está recebendo mais umidade que necessário.
Já as plantas que apresentam raízes longas demais podem demonstrar que a planta precisa de mais umidade, uma vez que o crescimento exacerbado das raízes mostra uma tentativa da planta buscar por mais água. A falta de rega também pode aparecer através das folhas, que começam a ficar mais murchas e caírem.
Outro problema que pode ser verificado através das raízes é a indicação de raízes secas e aparentemente desidratadas, que podem ser um indicativo do excesso de luz solar. Assim, uma solução é caprichar mais na rega e garantir que a orquídea fique menos exposta ao sol, evitando a desidratação da planta.
Local
A espécie Vanda é uma planta que aprecia clima quente, úmido e sombreado, por isso é indicado que o cultivo seja feito em local de meia sombra o próximo de janela, mas que a planta fique protegida da incidência direta da luz solar.
A planta também deve ser mantida em local que não seja tão frio e longe de ventos.
No caso das folhas começarem a apresentar coloração amarelada, é sinal de que a planta está recebendo mais sol do que deve, e nesse caso é preciso escolher um novo local para que a planta se adapte melhor.
Adubação
A espécie com raízes suspensas necessita de adubação mais frequente, e o indicado é que adubação seja feita semanalmente quando a temperatura estiver acima de 18°C, enquanto no inverno a adubação deve ser feita com maior espaçamento, e em um prazo a cada 2 semanas.
Como essa espécie de orquídea pode ter até 4 florações ao longo do ano e que se estendem pelo período de 30 a 60 dias, é ideal escolher por um adubo que tenha uma quantidade maior de fósforo (P), com o objetivo de estimular a floração. Sendo assim, as opções ideais de adubos são NPK 15 30 20 ou NPK 20 20 20.
A aplicação do adubo deve ser feita através de um borrifador, borrifando o fertilizante na planta e evitando as flores e botões.
Assim, escolha por um adubo que possa ser diluído em água ou que seja líquido, para que possa ser aplicado através do borrifador.
Os melhores momentos do dia para fazer a adubação são nos períodos de sol menos intenso, como início da manhã ou final da tarde.
Como plantar e fazer mudas?
A orquídea Vanda é uma espécie que não tem um plantio igual a de outros tipos de orquídeas, uma vez que essa espécie tem um cultivo com raízes suspensas, dispensando a necessidade de um vaso com terra ou substrato para o plantio.
Assim, as mudas dessa espécie de orquídeas são obtidas de uma maneira diferenciada e a divisão para obter novas mudas é feita através da planta mãe que deve ter ao menos 3 bulbos e 20 cm de altura, fazendo a divisão das partes que serão transplantadas para fazer uma nova muda.
O cultivo da espécie pode ser feito com as raízes suspensas ou até mesmo em uma árvore, fixando a planta em uma árvore para que ela possa se desenvolver.
A planta também pode ser cultivada em pequenos vasos especiais, que tragam furos laterais e no fundo para que as raízes fiquem soltas para receber a luminosidade e umidade adequadas.
Fotos e inspirações de orquídea Vanda
Orquídea vanda em sacadas / varandas
Uma das possibilidades de usar a planta na decoração de sacadas é essa proposta que traz a orquídea em uma sacada fechada com vidro; perfeito para que a planta não receba excesso de vento.
Assim, a planta da espécie Vanda com flores roxas fica pendurada e mantém as raízes suspensas para o pleno desenvolvimento da espécie.
O charme da planta decora o espaço da sacada, mas também fica lindo para o visual da sala, uma vez que com as portas abertas para a sacada é possível apreciar a beleza dessa espécie de orquídea.
Orquídea vanda dentro de casa
A planta também pode ser cultivada dentro de casa, e uma das maneiras de usá-la na decoração é essa proposta que mostra orquídea suspensa decorando esse espaço da sala.
No projeto decorativo, a orquídea suspensa aparece pendurada ao lado da poltrona e cria um detalhe super interessante para a decoração, não tendo em destaque não só planta e sua floração, mas também as longas raízes que caracterizam essa espécie de orquídea.
Orquídea vanda em vaso
Para quem fica em dúvida de como cultivar e usar orquídeas do tipo Vanda na decoração, a inspiração aqui traz uma forma de usar as plantas na área externa e em vasos.
Na proposta, as orquídeas que têm como característica raízes suspensas, foram cultivadas em vasos de madeira com aberturas laterais e no fundo, permitindo que as raízes possam ficar soltas.
Assim, os vasos foram presos de forma suspensa, mantendo a ideia raízes livre através dos furos dos vasos.
Orquídea vanda em árvore
Para agregar ainda mais estilo ao projeto de paisagismo externo, uma das possibilidades é cultivar a espécie Vanda em árvores, como mostra esta ideia.
A proposta aqui traz orquídeas penduradas no tronco da árvore e com as raízes livres, mantendo as características da espécie.
A floração de coloração marsala destaca-se diante do tronco da árvore e deixa o paisagismo externo ainda mais especial!
Onde comprar? – Dicas de lojas e preços
E se depois de ver todas as dicas de como cuidar dessa espécie de orquídea, você ainda não tem a flor em casa, reunimos dicas especiais de onde comprar mudas de orquídea Vanda, além de uma seleção de preços para todos os bolsos.
Links para comprar: Muda jovem / Muda adulta
Links para comprar: Kit com 3 mudas / Kit com 4 mudas
Links para comprar: Vanda azul / No vidro
Links para comprar: Vanda negra / Kit com 5 mudas
O que você acha dessa espécie? Se você já cultiva esse tipo de orquídea, conte-nos quais os seus segredinhos e truques para que a planta esteja sempre saudável e como florações.