Plantas Ornamentais: +20 Espécies e Como Cultivar!【2022】

Você sabe o que são plantas ornamentais? É bem provável que você já tenha ouvido falar desses tipos de planta, mas não sabe ao certo quais espécies pertencem a esse grupo.

E se você tem ao menos a ideia de que são plantas muito utilizadas na decoração de ambientes internos e externos, mas fica em dúvida sobre o assunto e até mesmo quais gêneros são ideais para cada ambiente, no post reunimos todas as informações necessárias, com dicas de espécies, como cuidar e inspirações para incluir esses tipos de plantas na decoração.

plantas ornamentais

O que são plantas ornamentais?

As plantas ornamentais são consideradas espécies que têm atributos físicos de beleza, seja individual ou no conjunto de floração, folhagem e até mesmo no aspectos do caule e da raiz.

Desse modo, esse tipo de planta chama atenção pela sua estrutura física, que ganha porte decorativo e por isso é denominado de plantas ornamentais, uma vez que são muito utilizadas pelo aspecto visual para ornamentações de ambientes internos e projetos paisagísticos.

Em geral, essas plantas são cultivadas em viveiros e tem como objetivo principal a decoração.

É bastante comum que várias das espécies de plantas ornamentais sejam obtidas através de cruzamento com outras plantas, com o propósito de ter uma beleza única através do cruzamento de plantas para aumentar a durabilidade, deixar as espécies mais resistentes, e até mesmo flores maiores, o que resulta em plantas híbridas.

 

Como cuidar e cultivar? #dicas

Uma pergunta bastante frequente é como cuidar de plantas ornamentais, e a resposta é de que é preciso considerar cada gênero para dar os cuidados adequados de acordo com as características da planta.

Em geral, as plantas de porte ornamental costumam ter boa durabilidade, mas alguns cuidados, como evitar a variação excessiva de temperatura e manter a umidade adequada de acordo com a espécie, são essenciais para aumentar a vida útil da planta.

Entre os cuidados gerais, as plantas com floração também pedem cuidado no momento da rega, evitando molhar as flores, que costumam ser partes mais delicadas da planta.

Escolher o local ideal é outra dica válida de acordo com cada espécie, de modo a considerar ambientes de sol pleno, meia sombra ou sombra, de acordo como as características da planta.

Desse modo, é preciso saber qual espécie cultivar para conhecer os cuidados adequados de cada plantinha.

Um alerta importante para cultivar plantas ornamentais é o de conhecer características da planta, como toxidade, uma vez que algumas espécies podem ser venenosas e perigosas para ambientes com crianças ou animais de estimação. Algumas dessas espécies que podem ser tóxicas são plantas como comigo-ninguém-pode e jiboia.

Principais espécies de plantas ornamentais

Plantas ornamentais de sol

As espécies ornamentais para sol dependem de muita luz natural e podem ficar expostas à luz direta, como espaços próximos a janela ou até mesmo em jardins com incidência de sol, o que ajuda no desenvolvimento da planta.

 

Chifre de veado

O chifre de veado é uma espécie de planta pendente com folhas levemente aveludadas e bastante flexíveis, tendo como características pequenos pontinhos brancos, que lembram floquinhos de neve.

Essa espécie tem boa durabilidade e pode durar até 10 anos e atingir até 1,5 m de altura.

Para o cultivo do chifre de veado, é ideal que a planta receba pelo menos o sol da manhã e a rega deve ser feita 3 vezes por semana nos períodos mais quentes do ano.

planta ornamental de sol
A espécie pode atingir até 1,5 de altura
planta ornamental chifre de veado em vaso suspenso
O cultivo em vasos suspensos realça o estilo pendente do chifre de veado

Ravenala

A ravenala também é conhecida popularmente como árvore do viajante, e recebe esse nome pois é uma planta que acumula água  e era utilizada para matar a sede dos viajantes.

Essa espécie tem porte arbóreo, acumula água e tem um aspecto escultural único com folhas enormes, que lembram folhas de bananeira, que são sustentadas por longos pecíolos, lembrando um formato de leque.

planta ornamental grande e de sol
A espécie de sol fica linda para projetos paisagísticos externos
vaso vietnamita com planta ravenala na decoração
A árvore do viajante também pode ser cultivada em vasos grandes

Ave do Paraíso

Uma das espécies ornamentais que é característica de jardins tropicais é a ave do paraíso, uma espécie de arbusto que traz flores únicas em tom de alaranjado e que são destaque em meio a projetos de jardinagem ou para arranjos de flores.

A planta ave do paraíso é bastante resistente ao sol e adepta de clima quente, podendo atingir até 2 m de altura.

O local ideal para o cultivo dessa espécie é em espaço que receba bastante luz solar diretamente, e umidade deve ser frequente, uma vez que a planta é típica de climas tropicais.

planta ornamental de sol ave do paraíso
A espécie tem flor que se destaca
jardim com planta ave do paraíso
A ave do paraíso tem estilo tropical

Helicônia

Uma das espécies de plantas ornamentais originária do Brasil e típica da floresta amazônica é a Helicônia, uma espécie que pode atingir até 6 m de altura.

A helicônia tem folhas em tons de verde vivo e bastante brilhantes, além de flores vermelhas que parecem esculpidas em madeira.

Essa espécie é típica de clima úmido e quente, e se adapta bem a solos compostos de terra e húmus.

Devido a beleza de sua floração, a planta costuma ser muito utilizada como planta de corte, trazendo a possibilidade para montar lindos arranjos.

planta ornamental de sol com flor
As flores vermelhas se destacam nessa espécie
planta ornamental estilo tropical
O estilo único das flores realça a espécie típica da floresta amazônica

Cróton

Outra espécie de planta ornamental que se adapta bem a ambientes com muita luminosidade e exposição ao sol é o Cróton, uma espécie arbustiva de folhagem colorida, podendo unir tons de vermelho, roxo, verde, branco, rosa, amarelo e laranja.

Esse é arbusto de folhagem colorida deve ser mantido em solo úmido e com boa drenagem, evitando que as regas encharquem o solo a ponto de apodrecer as raízes.

Para o bom desenvolvimento do Cróton, é ideal que o solo seja fértil e esquecido com matéria orgânica.

planta ornamental cróton
A folhagem colorida realça esse arbusto
planta ornamental de sol para sacada
O arbusto de sol pode ser cultivado em vasos

Plantas ornamentais de sombra

As espécies de plantas ornamentais de sombra costumam se desenvolver bem em ambientes com pouca luminosidade, meia sombra, ou até mesmo em espaços sem nenhuma incidência de sol, sendo ótimas escolhas para espaços internos ou jardins sombreados.

Samambaia

A samambaia é uma espécie de planta com folhas pendentes em tom de verde claro e bastante volumosas, e que fica linda para o cultivo em vasos suspensos em local de meia sombra ou sombra.

O ideal é que a espécie seja mantida em local sem vento, o que aumenta sua vida útil.

A espécie pede regas mais frequentes, uma vez que gosta de bastante umidade, e usar borrifador em suas folhas pode ser uma alternativa para dar a umidade necessária que a planta necessita.

planta ornamental de sombra
A samambaia pode ser cultivada em ambientes internos sem incidência de sol
vaso suspenso com samambaia na decoração
A planta volumosa e de folhas pendentes fica linda em vasos suspensos

Zamioculca

A zamioculca, conhecida popularmente como Zazá, é uma espécie de planta ornamental que encanta por sua folhagem verde escura e com aspecto brilhante.

Para o bom desenvolvimento da zamioculca, é ideal que a planta não receba muita luz direta, uma vez que o sol pode danificar suas folhas.

A planta é de fácil cultivo e pouca manutenção, e as regas devem ser feitas uma vez na semana sem encharcar o solo.

folhagem ornamental zamioculca
A espécie de folhagem ornamental tem folhas brilhantes
planta ornamental zamioculca
A espécie pode ser cultivada em vaso

Espada de São Jorge

Uma espécie bastante conhecida e que se enquadra entre as plantas ornamentais de sombra é a Espada de São Jorge, uma planta bastante resistente e que deve ser mantida em local de meia sombra ou sombra.

A planta tem folhas longas e rígidas que podem apresentar coloração que varia entre verde e cinza.

A Espada de São Jorge é uma planta de crescimento lento e que não gosta de solo encharcado, por isso, as regas devem ser espaçadas.

planta ornamental de sombra e fácil de cuidar
A espécie também é conhecida como uma planta protetora
planta ornamental espada de são jorge
O cultivo em vaso permite usar a espécie dentro de casa

Costela de Adão

Uma das tendências do mundo decorativo e dos projetos de jardinagem é o uso da Costela de Adão, uma espécie de folhagem ornamental bastante chamativa.

A planta de folhas grandes tem tom de verde escuro e bom crescimento, o que pede espaço adequado para que a planta possa se desenvolver.

Para o cultivo da Costela de Adão, é ideal que as regas sejam regulares, já que a planta gosta de solo úmido.

planta ornamental costela de adão
A Costela de Adão é uma folhagem bastante ornamental
vaso de costela de adão na decoração
A espécie pode ser cultivada em vaso

Antúrio

Entre as espécies de plantas ornamentais de sombra e com floração, o Antúrio é uma das possibilidades para espaços internos e jardins externos sombreados.

A espécie tem folhas brilhantes em tom de verde escuro e flores em tom de vermelho e que parecem enceradas.

A planta que não é adepta de sol direto, pede regas frequentes, mas sem encharcar o solo.

planta ornamental de sombra com flor
A planta de sombra tem flores vermelhas

planta ornamental com flor vermelha

Plantas ornamentais com flores

Para quem quer apostar nas plantas ornamentais com floração, há diversas espécies que podem ser usadas em ambientes internos e externos e que se destacam por suas flores de beleza única.

Hortênsia

Uma planta mais frequente na região sul do Brasil, a Hortênsia é uma espécie ornamental que traz cachos de flores em tons suaves e delicados, como a tonalidade de azul claro.

A espécie se desenvolve bem em regiões de clima ameno, mas seus melhoramentos genéticos já permitem o cultivo seja feito em climas tropical, temperado e subtropical.

Para o cultivo de Hortênsia, é ideal que a planta seja mantida em solo fértil, com matéria orgânica e que as regas sejam frequentes, mas sem deixar o solo encharcado.

planta ornamental com flor azul
Os cachos de flores chamam a atenção da espécie de clima ameno
planta ornamental hortênsia
A planta apresenta flores em tons suaves e delicados

Jade

Uma das espécies que apresenta floração é jade, que tem variações de flores vermelhas e azul.

A espécie ornamental é uma planta trepadeira e com flores em cachos que ficam suspensos.

A planta pode ser cultivada em pergolados, criando uma cobertura florida e linda para ambientes externos, e se adapta bem a espaços com sol pleno.

A floração acontece entre a primavera e o verão e a manutenção da planta é baixa.

trepadeira jade vermelha
As flores ficam suspensas em cachos
planta ornamental com flor jade azul
A jade azul tem flores que realçam a espécie

Orquídeas 

As orquídeas são uma das opções de plantas ornamentais bastante conhecidas e que se destacam por sua beleza e flores únicas.

A variedade de gêneros e espécie traz opções de orquídeas que podem ser cultivadas em local de sombra e meia sombra.

As orquídeas também podem ser cultivadas de diferentes formas, como jardins, árvores e vasos; além de serem muito utilizadas em arranjos decorativos.

planta ornamental com flor
A orquídea é uma das espécies de floração com beleza única
orquídea phalaenopsis
A orquídea Phalaenopsis branca é uma opção clássica para decoração

Violetas

Entre as opções de flores ornamentais, as violetas entram como opções delicadas e lindas para cultivo em pequenos vasos.

Para o cultivo de violetas, é ideal que a planta seja mantida em local com boa luminosidade, mas sem sol direto, de modo que receba apenas luz difusa.

A regas devem ser espaçadas, sem molhar as folhas ou flores e sem encharcar o solo. A adubação durante a primavera e verão ajuda na floração.

planta ornamental pequeno e com flor
A espécie pode ser cultivada em pequenos vasos
decoração com violetas
A espécie traz flores de várias colorações

Lírio da Paz

Uma opção de fácil cultivo e que traz lindas flores é o lírio da paz, que pode ser cultivado em jardins ou em vasos.

A espécie tem folhagem verde escura e brilhante com flores brancas, que lembram lírios.

A flor tem rápido crescimento durante o verão e se adapta bem a locais de meia sombra.

Para o cultivo do lírio da paz, é ideal que as regas sejam frequentes e que a adubação seja feita anualmente.

planta ornamental lírio da paz
A folhagem verde escura destaca as flores brancas
lírio da paz decorando mesa de centro
A planta com floração tem cultivo simples

Plantas ornamentais em vasos

Para quem busca opções de plantas ornamentais para cultivo em vaso, há uma série de opções que podem ser usadas em ambientes internos ou até mesmo em espaços externos com vasos decorando jardins.

Aglaonema

A Aglaonema é uma planta que de pequeno a médio porte e o cultivo em vaso pode variar em plantas de 20 cm a 1,5 m de altura, dependendo do tamanho do vaso.

A folhagem bastante ornamental tem tons mesclados e o cultivo deve ser feito em local de sombra e sem muita incidência de sol.

A planta necessita de solo fértil e as regas devem ser frequentes para que o solo não fique seco.

planta de vaso na decoração
A folhagem ornamental pode ser cultivada em vasos

planta aglaonema

Bambu Areca

O bambu areca ou palmeira areca, como também é conhecido, é uma espécie de palmeira que pode ser cultivada em vasos para a decoração de ambientes externos e internos.

Essa espécie de palmeira tem crescimento rápido e deve ser cultiva em local com sol e em região de clima tropical.

O solo adubado e a boa drenagem de água ajudam no desenvolvimento da planta.

vaso com bambu areca
O vaso com bambu areca pode ser usado na decoração

planta ornamental em vaso Cacto

Para quem não tem muita habilidade de cuidar de plantas, os cactos são ótimas opções de plantas ornamentais, pois exigem pouquíssima manutenção.

Os cactos são bastante resistentes e versáteis, podendo apresentar diferentes formas e tamanhos, o que permite o cultivo em vasos pequenos ou grandes.

Entre os cuidados com cactos, a maioria dos cactos deve ser cultivado em local de muito sol e com regas espaçadas, de modo a não encharcar o solo.

cactos na decoração
Os cactos passam um visual rústico na decoração
plantas ornamentais fáceis de cuidar
A decoração pode trazer um mix com diferentes estilos de cactos

Jiboia

Uma das espécies de plantas ornamentais para ser cultiva em vaso é a Jiboia, uma planta trepadeira, mas que é bastante utilizada em vasos suspensos como planta pendente.

A espécie se adapta bem a ambientes com temperaturas amenas e locais de meia sombra, e a exposição ao sol pode variar a tonalidade de suas folhas.

folhagem ornamental para vaso
A jiboia costuma ser usada como opção de planta pendente
vaso suspenso com jiboia decorando a sala
A planta tem rápido crescimento de seus ramos

Pacová

Para quem busca opções de folhagens ornamentais para vasos, a Pacová é uma ótima escolha e traz folhas grandes e lindas em tom intenso de verde e com aspecto brilhante.

A espécie não deve ser cultiva em sol pleno para não queimar as folhas, por isso, é ideal o cultivo em local com boa iluminação, mas sem incidência de sol direto.

Entre os cuidados com a planta, a Pacová deve ser regada de 2 a 3 vezes por semana e cultivada em vaso grande.

planta ornamental pacová
A Pacová é uma espécie de folhagem ornamental

vaso grande com planta pacová

Dicas de decoração com plantas ornamentais

Plantas ornamentais para jardim

A escolha de espécies para o projeto paisagístico pede que sejam plantas mais resistentes, uma vez que costumam ficar expostas às intempéries do tempo, como sol, chuva e vento.

Assim, ao escolher plantas ornamentais para jardim, considere opções que sejam adequadas para o espaço.

jardim pequeno com helicônia
A Helicônia dá um ar tropical ao pequeno jardim
jardim com lírio da paz
O Lírio da Paz decora o jardim externo com flores brancas

fachada de casa com jardim de hortênsias

jardim externo estilo tropical com plantas de sombra
O jardim estilo tropical traz Costelas de Adão
jardim decorado com árvore do viajante
O projeto externo traz Árvores do Viajante decorando o espaço rente ao muro
jardim pequeno e simples com planta ornamental fácil de cuidar
A Espada de São Jorge decora o pequeno jardim rente ao muro
jardim externo com hortênsias
O jardim externo foi decorado com hortênsias

 ideias de jardins com plantas ornamentaisPlantas ornamentais para interiores

As plantas ornamentais podem ser utilizadas de diferentes maneiras na decoração de interiores, como o uso em jardins internos, vasos ou até mesmo em arranjos com opções de plantas de corte.

Assim, a dica principal é escolher a espécie a ser cultivada de acordo com as características do local, como espaços com incidência ou não de sol, e até mesmo vento.

sala retrô com folhagem ornamental na decoração
Para a decoração interna, a Costela de Adão foi cultivada em vaso
jardim vertical interno com samambaias
As samambaias foram usadas para o jardim vertical interno
sala vintage com vaso de zamioculca
O vaso com Zamioculca decora a sala em estilo vintage

vaso de cróton decorando sacada

vasos suspenso com planta chifre de veado na decoração
O Chifre de Veado decora o ambiente em vaso suspenso
sala decorada com vaso suspenso de samambaia
A samambaia suspensa decora o cantinho da sala
planta ornamental em vaso decorando cantinho da sala
O Cróton decora o cantinho da sala

como usar plantas ornamentais na decoração plantas ornamentais na decoração de interiores

Plantas ornamentais artificiais

O uso de plantas ornamentais artificiais é uma possibilidade para a decoração e com a vantagem de dispensar todos os cuidados com cultivos de espécies naturais.

Outro ponto positivo da escolha de plantas artificiais é o fato de que não é preciso ter o local adequado de acordo com o tipo de planta, uma vez que as versões artificiais podem ficar em sol pleno ou sombra total.

palmeira artifial na decoração
A palmeira artificial decora o espaço embaixo da escada
jardim vertical com samambaias artificiais
O jardim vertical traz samambaias artificiais
planta pendente artificial na decoração
A folhagem pendente artificial foi a escolha para a decoração da prateleira
sala com planta artificial
A planta artificial decora a sala e adiciona um toque de verde ao ambiente
como usa planta ornamental artificial na decoração
As folhas artificiais de Costela de Adão foram usadas em vaso decorativo
orquídea artificial decorando banheiro
A orquídea artificial decora o lavabo

decoração com plantas ornamentais artificiais

 

Você já sabia sobre o assunto? Conte-nos qual das espécies você mais gosta e se você já usa alguma dessas plantas na decoração de interiores ou projeto de paisagismo.

Você também vai gostar

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.