Plantas Ornamentais: +20 Espécies e Como Cultivar!【2024】
Você sabe o que são plantas ornamentais? É bem provável que você já tenha ouvido falar desses tipos de planta, mas não sabe ao certo quais espécies pertencem a esse grupo.
E se você tem ao menos a ideia de que são plantas muito utilizadas na decoração de ambientes internos e externos, mas fica em dúvida sobre o assunto e até mesmo quais gêneros são ideais para cada ambiente, no post reunimos todas as informações necessárias, com dicas de espécies, como cuidar e inspirações para incluir esses tipos de plantas na decoração.
Conteúdo
O que são plantas ornamentais?
As plantas ornamentais são consideradas espécies que têm atributos físicos de beleza, seja individual ou no conjunto de floração, folhagem e até mesmo no aspectos do caule e da raiz.
Desse modo, esse tipo de planta chama atenção pela sua estrutura física, que ganha porte decorativo e por isso é denominado de plantas ornamentais, uma vez que são muito utilizadas pelo aspecto visual para ornamentações de ambientes internos e projetos paisagísticos.
Em geral, essas plantas são cultivadas em viveiros e tem como objetivo principal a decoração.
É bastante comum que várias das espécies de plantas ornamentais sejam obtidas através de cruzamento com outras plantas, com o propósito de ter uma beleza única através do cruzamento de plantas para aumentar a durabilidade, deixar as espécies mais resistentes, e até mesmo flores maiores, o que resulta em plantas híbridas.
Como cuidar e cultivar? #dicas
Uma pergunta bastante frequente é como cuidar de plantas ornamentais, e a resposta é de que é preciso considerar cada gênero para dar os cuidados adequados de acordo com as características da planta.
Em geral, as plantas de porte ornamental costumam ter boa durabilidade, mas alguns cuidados, como evitar a variação excessiva de temperatura e manter a umidade adequada de acordo com a espécie, são essenciais para aumentar a vida útil da planta.
Entre os cuidados gerais, as plantas com floração também pedem cuidado no momento da rega, evitando molhar as flores, que costumam ser partes mais delicadas da planta.
Escolher o local ideal é outra dica válida de acordo com cada espécie, de modo a considerar ambientes de sol pleno, meia sombra ou sombra, de acordo como as características da planta.
Desse modo, é preciso saber qual espécie cultivar para conhecer os cuidados adequados de cada plantinha.
Um alerta importante para cultivar plantas ornamentais é o de conhecer características da planta, como toxidade, uma vez que algumas espécies podem ser venenosas e perigosas para ambientes com crianças ou animais de estimação. Algumas dessas espécies que podem ser tóxicas são plantas como comigo-ninguém-pode e jiboia.
Principais espécies de plantas ornamentais
Plantas ornamentais de sol
As espécies ornamentais para sol dependem de muita luz natural e podem ficar expostas à luz direta, como espaços próximos a janela ou até mesmo em jardins com incidência de sol, o que ajuda no desenvolvimento da planta.
Chifre de veado
O chifre de veado é uma espécie de planta pendente com folhas levemente aveludadas e bastante flexíveis, tendo como características pequenos pontinhos brancos, que lembram floquinhos de neve.
Essa espécie tem boa durabilidade e pode durar até 10 anos e atingir até 1,5 m de altura.
Para o cultivo do chifre de veado, é ideal que a planta receba pelo menos o sol da manhã e a rega deve ser feita 3 vezes por semana nos períodos mais quentes do ano.
Ravenala
A ravenala também é conhecida popularmente como árvore do viajante, e recebe esse nome pois é uma planta que acumula água e era utilizada para matar a sede dos viajantes.
Essa espécie tem porte arbóreo, acumula água e tem um aspecto escultural único com folhas enormes, que lembram folhas de bananeira, que são sustentadas por longos pecíolos, lembrando um formato de leque.
Ave do Paraíso
Uma das espécies ornamentais que é característica de jardins tropicais é a ave do paraíso, uma espécie de arbusto que traz flores únicas em tom de alaranjado e que são destaque em meio a projetos de jardinagem ou para arranjos de flores.
A planta ave do paraíso é bastante resistente ao sol e adepta de clima quente, podendo atingir até 2 m de altura.
O local ideal para o cultivo dessa espécie é em espaço que receba bastante luz solar diretamente, e umidade deve ser frequente, uma vez que a planta é típica de climas tropicais.
Helicônia
Uma das espécies de plantas ornamentais originária do Brasil e típica da floresta amazônica é a Helicônia, uma espécie que pode atingir até 6 m de altura.
A helicônia tem folhas em tons de verde vivo e bastante brilhantes, além de flores vermelhas que parecem esculpidas em madeira.
Essa espécie é típica de clima úmido e quente, e se adapta bem a solos compostos de terra e húmus.
Devido a beleza de sua floração, a planta costuma ser muito utilizada como planta de corte, trazendo a possibilidade para montar lindos arranjos.
Cróton
Outra espécie de planta ornamental que se adapta bem a ambientes com muita luminosidade e exposição ao sol é o Cróton, uma espécie arbustiva de folhagem colorida, podendo unir tons de vermelho, roxo, verde, branco, rosa, amarelo e laranja.
Esse é arbusto de folhagem colorida deve ser mantido em solo úmido e com boa drenagem, evitando que as regas encharquem o solo a ponto de apodrecer as raízes.
Para o bom desenvolvimento do Cróton, é ideal que o solo seja fértil e esquecido com matéria orgânica.
Plantas ornamentais de sombra
As espécies de plantas ornamentais de sombra costumam se desenvolver bem em ambientes com pouca luminosidade, meia sombra, ou até mesmo em espaços sem nenhuma incidência de sol, sendo ótimas escolhas para espaços internos ou jardins sombreados.
Samambaia
A samambaia é uma espécie de planta com folhas pendentes em tom de verde claro e bastante volumosas, e que fica linda para o cultivo em vasos suspensos em local de meia sombra ou sombra.
O ideal é que a espécie seja mantida em local sem vento, o que aumenta sua vida útil.
A espécie pede regas mais frequentes, uma vez que gosta de bastante umidade, e usar borrifador em suas folhas pode ser uma alternativa para dar a umidade necessária que a planta necessita.
Zamioculca
A zamioculca, conhecida popularmente como Zazá, é uma espécie de planta ornamental que encanta por sua folhagem verde escura e com aspecto brilhante.
Para o bom desenvolvimento da zamioculca, é ideal que a planta não receba muita luz direta, uma vez que o sol pode danificar suas folhas.
A planta é de fácil cultivo e pouca manutenção, e as regas devem ser feitas uma vez na semana sem encharcar o solo.
Espada de São Jorge
Uma espécie bastante conhecida e que se enquadra entre as plantas ornamentais de sombra é a Espada de São Jorge, uma planta bastante resistente e que deve ser mantida em local de meia sombra ou sombra.
A planta tem folhas longas e rígidas que podem apresentar coloração que varia entre verde e cinza.
A Espada de São Jorge é uma planta de crescimento lento e que não gosta de solo encharcado, por isso, as regas devem ser espaçadas.
Costela de Adão
Uma das tendências do mundo decorativo e dos projetos de jardinagem é o uso da Costela de Adão, uma espécie de folhagem ornamental bastante chamativa.
A planta de folhas grandes tem tom de verde escuro e bom crescimento, o que pede espaço adequado para que a planta possa se desenvolver.
Para o cultivo da Costela de Adão, é ideal que as regas sejam regulares, já que a planta gosta de solo úmido.
Antúrio
Entre as espécies de plantas ornamentais de sombra e com floração, o Antúrio é uma das possibilidades para espaços internos e jardins externos sombreados.
A espécie tem folhas brilhantes em tom de verde escuro e flores em tom de vermelho e que parecem enceradas.
A planta que não é adepta de sol direto, pede regas frequentes, mas sem encharcar o solo.
Plantas ornamentais com flores
Para quem quer apostar nas plantas ornamentais com floração, há diversas espécies que podem ser usadas em ambientes internos e externos e que se destacam por suas flores de beleza única.
Hortênsia
Uma planta mais frequente na região sul do Brasil, a Hortênsia é uma espécie ornamental que traz cachos de flores em tons suaves e delicados, como a tonalidade de azul claro.
A espécie se desenvolve bem em regiões de clima ameno, mas seus melhoramentos genéticos já permitem o cultivo seja feito em climas tropical, temperado e subtropical.
Para o cultivo de Hortênsia, é ideal que a planta seja mantida em solo fértil, com matéria orgânica e que as regas sejam frequentes, mas sem deixar o solo encharcado.
Jade
Uma das espécies que apresenta floração é jade, que tem variações de flores vermelhas e azul.
A espécie ornamental é uma planta trepadeira e com flores em cachos que ficam suspensos.
A planta pode ser cultivada em pergolados, criando uma cobertura florida e linda para ambientes externos, e se adapta bem a espaços com sol pleno.
A floração acontece entre a primavera e o verão e a manutenção da planta é baixa.
Orquídeas
As orquídeas são uma das opções de plantas ornamentais bastante conhecidas e que se destacam por sua beleza e flores únicas.
A variedade de gêneros e espécie traz opções de orquídeas que podem ser cultivadas em local de sombra e meia sombra.
As orquídeas também podem ser cultivadas de diferentes formas, como jardins, árvores e vasos; além de serem muito utilizadas em arranjos decorativos.
Violetas
Entre as opções de flores ornamentais, as violetas entram como opções delicadas e lindas para cultivo em pequenos vasos.
Para o cultivo de violetas, é ideal que a planta seja mantida em local com boa luminosidade, mas sem sol direto, de modo que receba apenas luz difusa.
A regas devem ser espaçadas, sem molhar as folhas ou flores e sem encharcar o solo. A adubação durante a primavera e verão ajuda na floração.
Lírio da Paz
Uma opção de fácil cultivo e que traz lindas flores é o lírio da paz, que pode ser cultivado em jardins ou em vasos.
A espécie tem folhagem verde escura e brilhante com flores brancas, que lembram lírios.
A flor tem rápido crescimento durante o verão e se adapta bem a locais de meia sombra.
Para o cultivo do lírio da paz, é ideal que as regas sejam frequentes e que a adubação seja feita anualmente.
Plantas ornamentais em vasos
Para quem busca opções de plantas ornamentais para cultivo em vaso, há uma série de opções que podem ser usadas em ambientes internos ou até mesmo em espaços externos com vasos decorando jardins.
Aglaonema
A Aglaonema é uma planta que de pequeno a médio porte e o cultivo em vaso pode variar em plantas de 20 cm a 1,5 m de altura, dependendo do tamanho do vaso.
A folhagem bastante ornamental tem tons mesclados e o cultivo deve ser feito em local de sombra e sem muita incidência de sol.
A planta necessita de solo fértil e as regas devem ser frequentes para que o solo não fique seco.
Bambu Areca
O bambu areca ou palmeira areca, como também é conhecido, é uma espécie de palmeira que pode ser cultivada em vasos para a decoração de ambientes externos e internos.
Essa espécie de palmeira tem crescimento rápido e deve ser cultiva em local com sol e em região de clima tropical.
O solo adubado e a boa drenagem de água ajudam no desenvolvimento da planta.
Cacto
Para quem não tem muita habilidade de cuidar de plantas, os cactos são ótimas opções de plantas ornamentais, pois exigem pouquíssima manutenção.
Os cactos são bastante resistentes e versáteis, podendo apresentar diferentes formas e tamanhos, o que permite o cultivo em vasos pequenos ou grandes.
Entre os cuidados com cactos, a maioria dos cactos deve ser cultivado em local de muito sol e com regas espaçadas, de modo a não encharcar o solo.
Jiboia
Uma das espécies de plantas ornamentais para ser cultiva em vaso é a Jiboia, uma planta trepadeira, mas que é bastante utilizada em vasos suspensos como planta pendente.
A espécie se adapta bem a ambientes com temperaturas amenas e locais de meia sombra, e a exposição ao sol pode variar a tonalidade de suas folhas.
Pacová
Para quem busca opções de folhagens ornamentais para vasos, a Pacová é uma ótima escolha e traz folhas grandes e lindas em tom intenso de verde e com aspecto brilhante.
A espécie não deve ser cultiva em sol pleno para não queimar as folhas, por isso, é ideal o cultivo em local com boa iluminação, mas sem incidência de sol direto.
Entre os cuidados com a planta, a Pacová deve ser regada de 2 a 3 vezes por semana e cultivada em vaso grande.
Dicas de decoração com plantas ornamentais
Plantas ornamentais para jardim
A escolha de espécies para o projeto paisagístico pede que sejam plantas mais resistentes, uma vez que costumam ficar expostas às intempéries do tempo, como sol, chuva e vento.
Assim, ao escolher plantas ornamentais para jardim, considere opções que sejam adequadas para o espaço.
Plantas ornamentais para interiores
As plantas ornamentais podem ser utilizadas de diferentes maneiras na decoração de interiores, como o uso em jardins internos, vasos ou até mesmo em arranjos com opções de plantas de corte.
Assim, a dica principal é escolher a espécie a ser cultivada de acordo com as características do local, como espaços com incidência ou não de sol, e até mesmo vento.
Plantas ornamentais artificiais
O uso de plantas ornamentais artificiais é uma possibilidade para a decoração e com a vantagem de dispensar todos os cuidados com cultivos de espécies naturais.
Outro ponto positivo da escolha de plantas artificiais é o fato de que não é preciso ter o local adequado de acordo com o tipo de planta, uma vez que as versões artificiais podem ficar em sol pleno ou sombra total.
Você já sabia sobre o assunto? Conte-nos qual das espécies você mais gosta e se você já usa alguma dessas plantas na decoração de interiores ou projeto de paisagismo.