Suculentas com Flores – 6 Espécies Perfeitas para Cultivar!
As suculentas se tornaram queridinhas quando o assunto é decoração de interiores e projetos de jardinagem, e são plantas fáceis de cuidar e que exigem poucas regas. Mas se você fica em dúvida entre um projeto com suculentas ou flores, saiba que é possível unir esses dois mundos através das suculentas com flores.
A enorme variação de espécies de suculentas permite encontrar alguns tipos de suculentas que dão flores, assim é possível unir o visual dessas plantas fáceis de manter, com o efeito florido.
E se você quer conhecer as espécies de suculentas com flores, no post trouxemos uma seleção de espécies lindas e dicas essenciais para a manutenção e cuidados com esses tipos de plantas.
Conteúdo
Tipos e espécies de suculentas com flores
Colar de pérolas (Senecio rowleyanus)
A suculenta Colar de Pérolas também é popularmente conhecida como Rosário ou Pérola Verde, e esses nomes populares são relacionados ao formato de suas folhas, que parecem pequenas ervilhas ou um colar de pérolas verde, e que se destaca quando a planta é cultivada em vasos suspensos, criando ramos pendentes.
A floração do Colar de Pérolas acontece durante a primavera e pequenas flores brancas e com aroma de canela se desenvolvem na planta.
A espécie pode atingir de 50 cm a 1 m, e o cultivo deve ser feito em local com boa luminosidade, mas sem a incidência direta de sol na planta.
Echeveria
As suculentas da família echeveria são plantas que dão hastes florais, que aparecem através ramos que se desenvolvem e trazem pequenas flores.
Em geral, as plantas da família echeveria gostam de sol durante a maior parte do dia.
Um cuidado com essa espécie é em relação ao desenvolvimento da haste floral na parte central da planta, e caso a haste nasça nesse ponto é necessário fazer o corte para que a planta não enfraqueça.
No caso do desenvolvimento da haste floral na lateral da planta, não há nenhum risco para a espécie e haste pode ser mantida.
Flor de maio (Schlumbergera truncata)
A Flor de Maio é uma planta da família das suculentas, e essa é uma informação que poucas pessoas sabem.
Essa suculenta tipicamente nacional é nativa da mata Atlântica e ideal para o cultivo em vasos pendentes e jardins verticais.
A espécie dá flores multicoloridas e em variação de tons de rosa, amarelo, vermelho e branco.
O auge da floração acontece entre os meses de abril e junho, mas algumas variações da planta dão flores durante o ano todo.
A espécie deve ser cultiva em local de meia sombra, e durante a floração a planta precisa de cuidados especiais, como regas semanais.
Planta Jade (Crassula ovata)
Apesar do visual mais diferente se comparado a suculentas tradicionais, a Planta Jade é considerada da família das suculentas e tem como característica folhas mais grossas que acumulam água e em tom de verde jade, por isso do nome popular da planta.
As folhas desta planta têm o visual achatado e o desenvolvimento da espécie pode variar de 40 cm a 1,8 m, sendo uma opção de suculenta grande para ser cultivada em vaso de chão.
A floração acontece durante o outono e as flores brancas ou em tons de rosa se destacam na planta.
O cultivo dessa espécie deve ser feito em sol pleno ou em local de meia sombra, com luz difusa e boa iluminação.
A Planta Jade também é um símbolo do Feng Shui, tendo como simbolismo a capacidade de equilibrar as energias do ambiente e dos indivíduos que estão no espaço.
Rabo de burro (Sedum morganianum)
Uma versão de suculenta florida é a Rabo de Burro, uma espécie de suculenta pendente e perfeita para vasos suspensos e jardins verticais.
Essa espécie tem como características folhas carnudas e flores pontiagudas, tendo variação de cores como rosa, amarelo e até mesmo verde.
A espécie Rabo de Burro pode atingir de 60 cm a 1,2 m, e deve ser cultivada em local de sol pleno ou meia sombra.
Rosinha de sol (Aptenia cordifolia)
A suculenta Rosinha de Sol é um tipo de planta rasteira e perfeita para coberturas de jardins, sendo uma opção para jardim de suculentas.
Essa planta pode atingir até 15 cm de altura e também pode ser utilizada em vasos suspensos e jardins verticais, ficando com os ramos pendentes.
A floração acontece durante a primavera e se estende até o verão, podendo até mesmo ter algumas poucas flores no período do inverno.
As flores da Rosinha de Sol são pequenas, finas e com muitas pétalas, e podem ser em tons de rosa e roxo.
O cultivo desse tipo de suculenta deve ser feito em local de sol pleno ou meia sombra, mas se a intenção é garantir muitas flores, não deixe de manter a planta em local de muito sol.
Como cuidar de suculentas com flores?
Uma das características das suculentas é o fato de que são plantas capazes de armazenar água em suas folhas, e isso não é diferente com as suculentas que dão flores, por isso as regas podem ser espaçadas e devem ser feitas quando o solo estiver seco;
A rega excessiva e a umidade constante do solo podem ser prejudiciais para a planta, causando o apodrecimento das raízes e o surgimento de fungos.
Outro cuidado de jardinagem com as suculentas com flores é em relação à adubação, que deve ser feita no período em que a planta não está florindo e respeitando a dormência de cada espécie.
E é provável que você já tenha ouvido falar que suculentas que dão flores podem morrer, e de fato isso pode acontecer, mas também pode ser evitado.
No caso de suculentas com desenvolvimento de haste floral central, essa haste no centro pode causar o enfraquecimento da planta e até mesmo a morte.
Sendo assim, caso a haste floral nasça no centro da suculenta, é recomendado fazer a poda dessa haste para que não enfraqueça e mate a planta.
A haste central que foi cortada pode ser utilizada para fazer novas mudas de suculentas.
Algumas espécies que costumam ter haste floral no centro são as suculentas da família aeonium.
Para o caso do surgimento da haste na lateral, não tem perigo de deixar que a haste permaneça, uma vez que as versões que nascem na lateral não enfraquecem a planta.
Você já conhecia alguma dessas espécies? Se sim, compartilhe conosco qual das variações você seja conhecia. E se você conhece alguma outra espécie que não citamos, não deixe de compartilhar conosco nos comentários.