Suculentas com Flores – 6 Espécies Perfeitas para Cultivar!

As suculentas se tornaram queridinhas quando o assunto é decoração de interiores e projetos de jardinagem, e são plantas fáceis de cuidar e que exigem poucas regas. Mas se você fica em dúvida entre um projeto com suculentas ou flores, saiba que é possível unir esses dois mundos através das suculentas com flores.

A enorme variação de espécies de suculentas permite encontrar alguns tipos de suculentas que dão flores, assim é possível unir o visual dessas plantas fáceis de manter, com o efeito florido.

E se você quer conhecer as espécies de suculentas com flores, no post trouxemos uma seleção de espécies lindas e dicas essenciais para a manutenção e cuidados com esses tipos de plantas.

tipos de suculentas com flores

Tipos e espécies de suculentas com flores

Colar de pérolas (Senecio rowleyanus)

A suculenta Colar de Pérolas também é popularmente conhecida como Rosário ou Pérola Verde, e esses nomes populares são relacionados ao formato de suas folhas, que parecem pequenas ervilhas ou um colar de pérolas verde, e que se destaca quando a planta é cultivada em vasos suspensos, criando ramos pendentes.

A floração do Colar de Pérolas acontece durante a primavera e pequenas flores brancas e com aroma de canela se desenvolvem na planta.

A espécie pode atingir de 50 cm a 1 m, e o cultivo deve ser feito em local com boa luminosidade, mas sem a incidência direta de sol na planta.

suculenta colar de pérola com flores
As pequenas flores brancas possuem aroma de canela
vaso suspenso com suculenta colar de pérolas florida
O cultivo em vasos suspensos valoriza os ramos pendentes

suculenta com flores pequenas

Echeveria

As suculentas da família echeveria são plantas que dão hastes florais, que aparecem através ramos que se desenvolvem e trazem pequenas flores.

Em geral, as plantas da família echeveria gostam de sol durante a maior parte do dia.

Um cuidado com essa espécie é em relação ao desenvolvimento da haste floral na parte central da planta, e caso a haste nasça nesse ponto é necessário fazer o corte para que a planta não enfraqueça.

No caso do desenvolvimento da haste floral na lateral da planta, não há nenhum risco para a espécie e haste pode ser mantida.

suculenta echeveria glauca com flores
As hastes florais são características desse tipo de suculenta
suculenta echeveria com haste de flor rosa
As hastes com flores cor de rosa embelezam a planta

suculentas echeverias com flores

Flor de maio (Schlumbergera truncata)

A Flor de Maio é uma planta da família das suculentas, e essa é uma informação que poucas pessoas sabem.

Essa suculenta tipicamente nacional é nativa da mata Atlântica e ideal para o cultivo em vasos pendentes e jardins verticais.

A espécie dá flores multicoloridas e em variação de tons de rosa, amarelo, vermelho e branco.

O auge da floração acontece entre os meses de abril e junho, mas algumas variações da planta dão flores durante o ano todo.

A espécie deve ser cultiva em local de meia sombra, e durante a floração a planta precisa de cuidados especiais, como regas semanais.

tipo de suculenta com flores
Os ramos pendentes com flores são característicos da Flor de Maio
flor de maio em vaso suspenso com flores
O vaso suspenso valoriza a planta

suculenta flor de maio com flores

Planta Jade (Crassula ovata)

Apesar do visual mais diferente se comparado a suculentas tradicionais, a Planta Jade é considerada da família das suculentas e tem como característica folhas mais grossas que acumulam água e em tom de verde jade, por isso do nome popular da planta.

As folhas desta planta têm o visual achatado e o desenvolvimento da espécie pode variar de 40 cm a 1,8 m, sendo uma opção de suculenta grande para ser cultivada em vaso de chão.

A floração acontece durante o outono e as flores brancas ou em tons de rosa se destacam na planta.

O cultivo dessa espécie deve ser feito em sol pleno ou em local de meia sombra, com luz difusa e boa iluminação.

A Planta Jade também é um símbolo do Feng Shui, tendo como simbolismo a capacidade de equilibrar as energias do ambiente e dos indivíduos que estão no espaço.

tipo de suculenta com flor
A Planta Jade tem flores delicadas
flor de suculenta planta jade
A espécie tem forte simbolismo no Feng Shui

planta suculenta com flor branca

Rabo de burro (Sedum morganianum)

Uma versão de suculenta florida é a Rabo de Burro, uma espécie de suculenta pendente e perfeita para vasos suspensos e jardins verticais.

Essa espécie tem como características folhas carnudas e flores pontiagudas, tendo variação de cores como rosa, amarelo e até mesmo verde.

A espécie Rabo de Burro pode atingir de 60 cm a 1,2 m, e deve ser cultivada em local de sol pleno ou meia sombra.

suculenta pendente com flor rosa
A espécie Rabo de Burro dá pequenas e delicadas flores
suculenta rabo de burro com mini flores
A floração aparece nos ramos pendentes

suculenta sedum com flores

Rosinha de sol (Aptenia cordifolia)

A suculenta Rosinha de Sol é um tipo de planta rasteira e perfeita para coberturas de jardins, sendo uma opção para jardim de suculentas.

Essa planta pode atingir até 15 cm de altura e também pode ser utilizada em vasos suspensos e jardins verticais, ficando com os ramos pendentes.

A floração acontece durante a primavera e se estende até o verão, podendo até mesmo ter algumas poucas flores no período do inverno.

As flores da Rosinha de Sol são pequenas, finas e com muitas pétalas, e podem ser em tons de rosa e roxo.

O cultivo desse tipo de suculenta deve ser feito em local de sol pleno ou meia sombra, mas se a intenção é garantir muitas flores, não deixe de manter a planta em local de muito sol.

suculenta florida
A planta pode ser usada como cobertura para solo
suculenta rosinha de sol com flores
As flores pequenas e delicadas caracterizam a espécie
suculenta rasteira com flores
O cultivo da espécie foi feito em vaso de parede

Como cuidar de suculentas com flores?

Uma das características das suculentas é o fato de que são plantas capazes de armazenar água em suas folhas, e isso não é diferente com as suculentas que dão flores, por isso as regas podem ser espaçadas e devem ser feitas quando o solo estiver seco;

A rega excessiva e a umidade constante do solo podem ser prejudiciais para a planta, causando o apodrecimento das raízes e o surgimento de fungos.

Outro cuidado de jardinagem com as suculentas com flores é em relação à adubação, que deve ser feita no período em que a planta não está florindo e respeitando a dormência de cada espécie.

E é provável que você já tenha ouvido falar que suculentas que dão flores podem morrer, e de fato isso pode acontecer, mas também pode ser evitado.

No caso de suculentas com desenvolvimento de haste floral central, essa haste no centro pode causar o enfraquecimento da planta e até mesmo a morte.

Sendo assim, caso a haste floral nasça no centro da suculenta, é recomendado fazer a poda dessa haste para que não enfraqueça e mate a planta.

A haste central que foi cortada pode ser utilizada para fazer novas mudas de suculentas.

Algumas espécies que costumam ter haste floral no centro são as suculentas da família aeonium.

Para o caso do surgimento da haste na lateral, não tem perigo de deixar que a haste permaneça, uma vez que as versões que nascem na lateral não enfraquecem a planta.

cuidados com suculentas que dão flores

 

Você já conhecia alguma dessas espécies? Se sim, compartilhe conosco qual das variações você seja conhecia. E se você conhece alguma outra espécie que não citamos, não deixe de compartilhar conosco nos comentários.

Você também vai gostar

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.