Costela-de-Adão: +72 Ideias de Decoração e Como Cultivar!
As plantas se tornaram queridinhas na decoração de interiores, e além de ficarem lindas na decoração, ainda são capazes de trazer uma sensação mais relaxante para dentro de casa. Entre as tendências de plantas para dentro de casa, a costela-de-Adão é uma das opções que está em alta.
A costela-de-Adão é uma espécie de planta tropical e charmosa que se tornou uma tendência entre as opções de plantas para interiores, garantindo um visual único e especial; mas você sabe como cuidar dessa espécie quais as características dessa planta?
Se você vem pensando em adotar a costela-de-Adão como planta para decoração, no post trouxemos tudo o que você precisa saber para o cultivo da espécie e para manter a planta saudável e linda!
Conteúdo
Características e curiosidades
A costela-de-Adão é uma planta originária do México e tem nome científico de Monstera deliciosa.
O nome popular, costela de Adão, é uma referência ao formato de suas folhas, que são recordadas e lembram uma costela ou até mesmo o formato de um coração com folhas recortadas.
Essa espécie é uma trepadeira e costuma ser cultivada em vasos, sendo uma planta bastante adaptável e que entra na lista das plantas para dentro de casa.
Além de ser bastante cultivada em vasos, a espécie também é uma ótima escolha para projetos paisagísticos e de jardinagem, podendo fazer parte do ambiente externo e agregar estilo tropical ao paisagismo.
Ao atingir a fase adulta, a espécie é capaz de produzir flor e posteriormente frutos, que são comestíveis.
Apesar da Monstera deliciosa ser bastante tradicional, essa planta apresenta algumas variações como a Monstera deliciosa variegata, que tem as folhas recortadas e com manchas brancas; e a Monstera deliciosa var. sierrana, que também tem as folhas rasgadas, mas como maior espaçamento entre os recortes.
Como cuidar e cultivar? #dicas
A Monstera deliciosa é uma planta de fácil manutenção e que deve ser cultivada em solo rico em matéria orgânica.
A espécie deve ser mantida em local bem iluminado, mas sem incidência direta de sol, se adaptando em locais de meia sombra, mas com luminosidade.
A falta de luz pode ser notada pela produção de folhas sem fendas e recortes.
Para o cultivo, é ideal que o solo tenha boa drenagem e que as regas sejam feitas em média 2 vezes por semana, mas evitando que o solo fique encharcado.
Durante o inverno ou períodos mais frios, as regas podem ser mais espaçada, acontecendo semanalmente ou quinzenalmente.
Um sinal de que há excesso de água é quando a planta passa a apresentar folhas amareladas.
Além de ser bastante utilizada no cultivo em vasos ou em jardins, outra possibilidade é a costela-de-Adão na água, uma vez que o galho da planta pode ser mantido em água para decoração, e é capaz de desenvolver raízes. Nesse caso, o contato deve ser apenas do galho com a água, evitando que a folha fica em contato direto com água.
Como plantar costela-de-Adão?
Para o cultivo da Monstera deliciosa em vaso, o primeiro passo é escolher um vaso de acordo com o tamanho da muda, considerando que essa planta tem crescimento rápido e acelerado.
Com o vaso já definido, vamos ao passo a passo com o plantio:
- Prepare o solo através de uma mistura de terra com adubo orgânico e fertilizantes;
- Forre o fundo do vaso com pedriscos ou argila expandida, formando uma camada de drenagem;
- Sobre essa camada, coloque uma manta para jardinagem forrando o fundo;
- Adicione a terra já preparada até a metade do vaso e posicione a muda da planta na parte central;
- Complete o vaso com terra até atingir a borda do vaso;
- Para finalizar, faça a rega para umedecer a terra.
Para estender a vida da planta, é indicada a troca anual do vaso, fazendo o replantio para um vaso um pouco maior, garantindo que a planta tenha espaço suficiente para se desenvolver.
Fotos e inspirações de costela-de-Adão
Sala decorada com costela-de-Adão
Um dos locais mais frequentes para cultivo da Monstera deliciosa é a sala, acrescentando o toque verde da planta na decoração e deixando o ambiente mais aconchegante.
Nesse caso, a sala traz algumas cores escuras e mais fechadas, como a parede em azul marinho e o sofá de couro marrom.
Para equilibrar o ambiente e trazer uma sensação mais aconchegante, a proposta foi de adicionar o vaso com a planta na decoração.
Como planta ainda é pequena, o vaso de cerâmica foi elevado através de um suporte posicionado ao lado do sofá, e ganhou destaque através da iluminação direcionada que garante destaque a esse cantinho da sala, dando foco para planta e iluminando a parede mais escura.
Quarto decorado com costela-de-Adão
Há muitas maneiras de usar a espécie Monstera deliciosa na decoração de interiores, e uma das propostas é a decoração desse quarto com estilo rústico e plantas que dão um toque mais aconchegante ao ambiente.
Como proposta de decoração, a espécie foi cultivada em um vaso de tamanho médio e que fica próximo da porta de vidro, apoiado sobre uma mesinha que eleva a planta e dá o maior destaque à decoração com plantas.
O uso da planta no quarto garante uma sensação mais aconchegante ao ambiente e deixa o quarto mais relaxante, garantindo um espaço mais zen e perfeito para descansar.
Banheiro decorado com costela-de-Adão
Um ambiente que é menos comum o cultivo de plantas, mas que combina bastante com essa planta tropical é o banheiro, uma vez que a planta pode ser cultivada nesse ambiente para deixar o espaço mais aconchegante.
A inspiração para cultivar essa espécie no banheiro é esta proposta que traz uma versão menor da planta cultivada em água.
Como o espaço tem tamanho mais restrito, a proposta foi de cultivar os galhos de Monstera deliciosa em vaso de vidro de vidro com água.
Assim, o pequeno vaso com galhos da planta foi mantido na bancada do banheiro e adiciona um toque verde e aconchegante ao ambiente.
Jardim decorado com costela-de-Adão
A espécie Monstera deliciosa é bastante adaptável a diferentes propostas e ambientes, e a ideia aqui traz a planta cultivada no jardim, trazendo uma proposta tropical ao ambiente próximo da piscina.
A proposta de jardinagem traz a planta cultivada diretamente no solo e mantendo seu estilo trepadeira, de modo que a planta se desenvolveu em direção ao muro formando uma espécie de jardim vertical e garantindo um cantinho verde próximo à piscina.
Para a proposta de um jardim tropical, a ideia foi de adicionar outras espécies ao jardim, garantindo que a Monstera deliciosa se misturasse a outras plantas e desse uma ideia mais natural à jardinagem.
Sala de jantar decorada com costela-de-Adão
Há muitas maneiras de introduzir a costela de Adão na decoração de interiores, e uma das possibilidades é adotar o uso da planta na sala de jantar, como mostra este projeto.
A inspiração aqui traz uma sala de jantar simples com mesas de madeira em um vaso central de vidro com galhos da planta.
Assim, a espécie Monstera deliciosa foi cultivada em água, mantendo apenas alguns galhos para a decoração da mesa de jantar .
O espaço da sala de jantar ainda foi complementado com outras plantas, como é o caso do vaso suspenso de samambaia.
Quanto custa em média? #preço
O preço da Monstera deliciosa pode variar de acordo com o tamanho da planta, e as opções de mudas menores podem ser encontradas a partir de R$ 40.
Para quem não tem habilidades em jardinagem e em cuidar de plantas, uma das possibilidades é aderir aos galhos artificiais para decoração com a planta em estilo tropical, e nesse caso o custo pode ser ainda mais barato, e é possível encontrar galhos artificiais dessa espécie em torno de R$ 20.
Você já conhecia essa espécie? Conte-nos em qual das propostas você mais gosta do uso da planta, e se você já considerou ter a Monstera deliciosa em casa para dar um toque verde ao ambiente.