+12 Plantas para Quarto【2024】– Espécies e Como Decorar!
As plantas para quarto são capazes de decorar o ambiente, trazer boas energias e melhorar a qualidade do sono, perfumar o quarto, além de purificar o ar.
E é bem provável que você já tenha ouvido falar que plantas para quarto podem não ser ideais, o que traz receio em inserir um toque verde com plantas naturais no ambiente. Mas será que isso é verdade?
Em geral, as plantas para quarto não são capazes de roubar o ar do ambiente, mesmo que elas consumam um pouco de oxigênio e liberam gás carbônico durante a noite, mas essa troca é tão pequena, que seria o mesmo que comparar a situação com um dog dormindo no mesmo ambiente, o que não causa falta de ar.
Sabendo que é seguro ter plantas no quarto, reunimos dicas das melhores espécies para decorar o ambiente, e que ainda são capazes de melhorar a qualidade do sono, garantindo uma noite mais tranquila e relaxante.
Conteúdo
Melhores espécies de plantas para quarto
Árvore da Felicidade
A Árvore da Felicidade é uma planta que pode ser cultivada em vasos grandes e tem bom crescimento.
Essa planta costuma ser cultivada no quarto pois tem o poder de fortalecer o amor romântico e se cultivadas as espécies macho e fêmea em um mesmo vaso, a simbologia é de que ancoram a energia do casal.
Essa planta gosta de ambiente com bastante luminosidade, e pode receber luz solar direta.
Avenca
A Avenca é uma planta delicada com folhas pendentes, que fica linda em vasos suspensos e tem a propriedade de espantar mau olhado, sendo uma ótima espécie para o cultivo no quarto.
Segundo o Feng Shui, as avencas são plantas ativadores de sabedoria e espiritualidade.
Essas plantas gostam de calor, luminosidade e umidade, mas evite que a planta receba incidência direta de sol, o que pode danificá-la.
Clorofito
A planta da espécie Clorofito tem como propriedade a limpeza e purificação do ar, absorvendo odores e fumaças, e ajudando na manutenção de altos níveis de oxigênio, o que auxilia na qualidade do sono.
Essa espécie gosta de espaços iluminados e regas semanais, com cuidado para que o solo não fique encharcado.
Dinheiro em Penca
A espécie também é conhecida popularmente como Tostão, e fica linda em vasos suspensos, valorizando a folhagem delicada.
Essa espécie é de fácil cultivo e é considerada uma planta de sombra, podendo ser mantida em locais com sombra total ou parcial.
Entre os cuidados com a planta Dinheiro em Penca, estão a necessidade de manter a terra sempre úmida para o seu desenvolvimento, e de evitar o uso da espécie em ambientes com ar-condicionado, o que pode prejudicar a plantinha.
Segundo o Feng Shui, a planta pode ativar prosperidade e áreas relacionadas ao trabalho.
Espada de São Jorge
Uma espécie bastante conhecida e que é indicada entre as plantas para quarto é a Espada de São Jorge, uma planta de folhas rígidas e em tom de verde mesclado.
Essa espécie filtra as toxinas do ar, liberando oxigênio e melhorando a qualidade do sono. Além disso, a planta também é capaz de retirar as impurezas do ambiente e combater as energias negativas.
A vantagem de cultivar Espada de São Jorge no quarto é o fato de ser uma planta que não requer de muitos cuidados, e se adapta bem a diferentes ambientes, inclusive em locais a meia sombra.
Filodendro
O Filodendro também é conhecido como Imbé e é uma planta com diversos gêneros, que costumam ser usados na decoração de interiores.
Essa planta tem como característica a perda de umidade com maior facilidade, o que ajuda na melhoria da qualidade de ar no ambiente, uma vez que ajuda a deixar o quarto mais úmido.
A planta necessita de regas semanais, e gosta de ambientes com luz indireta.
Hera
A Hera é uma planta do tipo trepadeira, mas que costuma ser utilizada em vasos suspensos e garantindo o visual de planta pendente para a espécie.
A Hera é uma das plantas para quarto indicadas para quem sofre de problemas respiratórios, como asma.
Segundo estudos botânicos, essa espécie pode reduzir a quantidade de mofo no ambiente, melhorando a qualidade do ar e minimizando crises alérgicas e irritações pulmonares.
Apesar de ser uma planta como propriedades que melhora a qualidade do ar, a Hera é considerada uma planta tóxica para ingestão, por isso, deve ser mantida fora do alcance de crianças e animais de estimação.
Jiboia
Uma das espécies queridinhas quando o assunto é decoração de interiores é a jiboia, uma planta trepadeira e bastante utilizada em vasos suspensos para dar o visual de planta pendente.
A espécie adapta-se bem a diferentes ambientes, e se desenvolve em locais com bastante ou pouca luminosidade, tendo como característica o crescimento rápido.
Entre os benefícios de manter a jiboia no quarto, uma das principais propriedades é purificação do ar.
A ingestão dessa planta pode ser tóxica, por isso, é recomendado mantê-la longe do alcance de crianças e animais.
Lírio da Paz
Para quem procura por opções de plantas com flor para quarto, o Lírio da Paz é uma opção que traz flores em tom de verde escuro e flores brancas e lindas!
A espécie tem o poder de purificar o ar e pode aumentar a umidade do ambiente em até 5%, o que ajuda na melhoria do sono.
A planta gosta de ambientes com pouca luz e pede regas regulares para que as folhas não fiquem murchas, mas com cuidado para não encharcar o solo.
Lavanda
A Lavanda é uma planta com muitas propriedades, e é indicada para o quarto pois tem propriedades relaxantes, contribuindo para a melhoria do sono.
A Lavanda também está associada às suas propriedades de limpeza e poder de cura e calma, que podem garantir uma qualidade melhor no sono.
A planta que fica linda na decoração, ainda exala um leve aroma que perfuma o quarto e pode trazer a sensação de relaxamento.
Para manter a planta natural na decoração do quarto, é indicado que a planta receba bastante luz natural, podendo ficar próxima de janelas.
Samambaia
A Samambaia é uma planta tropical que faz parte do grupo de plantas ornamentais, trazendo um visual único através de suas folhas verde claras e volumosas.
Essa planta clássica costuma ser adicionada ao quarto pois está associada ao seu caráter energético, absorvendo as energias negativas do ambiente e purificando o quarto de más vibrações.
Como uma planta tropical, essa espécie gosta de calor e umidade, por isso pede regas frequentes.
A Samambaia é uma planta que deve ser mantida em local sem a incidência direta de sol, e protegida de correntes de vento.
Suculentas
Entre as espécies de plantas para quarto, as suculentas são ótimas escolhas e estão em alta na decoração de ambientes.
Essas plantinhas são ligadas a proteção emocional e são bastante versáteis por serem encontradas em diferentes tamanhos, formatos e cores, o que permite encontrar a opção perfeita para o seu projeto.
Para manter as suculentas no quarto, é indicado que as plantinhas recebam bastante luminosidade, inclusive sol direto.
Como as espécies de suculentas são capazes de armazenar água em suas folhas, as regas podem ser mais espaçadas realizadas quando o solo estiver seco.
Dicas de decoração com plantas para quarto
Plantas em prateleiras
Para acrescentar plantas na decoração do quarto, uma das alternativas é usar os vasos apoiados sobre prateleiras, criando um cantinho especial para dispor uma ou mais plantas.
As prateleiras com plantas para quarto podem ser utilizadas em diversos pontos do ambiente, sendo com opções de prateleiras altas e com plantas pendentes, valorizando os ramos que caem; ou até mesmo prateleiras acima da cama, criando uma espécie de decoração que pode complementar a cabeceira ou substituir esse móvel.
Plantas em vasos suspensos
Outra maneira de inserir plantas na decoração do quarto é através de vasos suspensos, que ficam lindos para plantas pendentes e com folhagens que crescem a partir de ramos.
O uso através de vasos suspensos pode ser feito através de suportes pregados na parede e que dão sustentação ao vaso, ou até mesmo acrescentando um toque extra de decoração com suporte de macramê, que suspende a planta através de um elemento artesanal.
Plantas em vasos na mesa de cabeceira / chão
Há muitas maneiras de incluir plantas para quarto na decoração, e no caso das plantas de tamanho médio a grande, uma das possibilidades é o de apoiar o vaso diretamente no chão, criando uma decoração a partir do chão.
Já os vasinhos de tamanho médio e pequeno podem ser utilizados na mesinha de cabeceira que fica ao lado da cama, trazendo uma decoração delicada para esse móvel.
Você já é adepta(o) de usar plantas nesse ambiente? Se sim, conte-nos qual espécie você mais gosta para cultivar no ambiente. E se ainda não, quem sabe não é hora de acrescentar um toque verde no quarto, melhorando a estética do ambiente e também a qualidade do sono.